Este documento aborda três temas da Idade Média: 1) A arte gótica, focando na Catedral de Notre Dame; 2) O ensino medieval e o desenvolvimento das universidades; 3) A cultura cortesã nos reinos peninsulares.
2. Introdução Com este trabalho pretendemos aprofundar o estudo da arte gótica (catedral de Notre Dame), universidades medievais e a cultura cortesã.
3. Índice Arte Gótica: Catedral de Notre Dame; Diferenças entre Gótico e Românico. Ensino Medieval: Incremento das instituições de ensino; Universidades. Cultura cortesã Conclusão
5. Catedral de Notre Dame de Paris A Catedral de Notre Dame, localizada em Paris, capital de França foi construída em 1163 e é considerada uma das mais antigas catedrais em estilo gótico neste país. A sua ligação ao ideal gótico é visível no seu esplendor, nas necessidades e aspirações da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual. Vista frontal da Catedral Pormenor da fachada oeste Vista sudoeste Vista interior da nave
8. Diferenças entre Arte Românica e Arte Gótica Exemplos em Portugal: Mosteiro da Batalha – Arte Gótica Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra – Arte Manuelina com vestígios Românicos
11. Incremento das instituições de ensino O ensino da época estava a cargo dos eclesiásticos que, na maior parte dos casos, procuravam apenas ensinar a ler, escrever e contar. As principais escolas eram: Escolas catedrais ou episcopais eram dirigidas por um cónego sob a tutela dos bispos; Escolas monacais ou conventuais funcionavam nos mosteiros; Escolas de colegiada destinadas aos alunos pobres; Escolas paroquiais sob a direcção dos párocos.
12. Universidades As Universidades ou Estudos Gerais foram criadas no século XII e eram destinadas aos alunos que pretendessem aprofundar os seus conhecimentos e desta forma, ter uma formação mais completa. Tiveram o apoio dos Papas, que também tinham autoridade para a sua formação. A fundação de Universidades deveu-se a: crescimento demográfico e maior afluxo de alunos às escolas tradicionais; o aumento das heresias e a necessidades que a Igreja sentiu de aumentar a formação intelectual dos seus clérigos, de modo a estarem preparados para os combaterem; os progressos técnicos e culturais da época, que tornaram necessário diversificar e aprofundar as matérias de ensino. Plano de estudos de uma Universidade ou Estudos Gerais
14. Cultura Cortesã Conjunto de manifestações culturais que se desenvolviam nas cortes senhorias ou régias. Em Portugal, a cultura laica e profana começou por se afirmar nas cortes senhorias, onde circulavam a poesia trovadoresca. Nos reinados de D. Afonso III e D. Dinis, a corte régia era o principal centro desta cultura, que atingiu grande desenvolvimento.
15. No Sul de França, na Provença, desenvolveu-se uma poesia lírica em que os trovadores, geralmente nobres, compunham poesias que consagravam as regras do amor cortês e introduziam na relação amorosa o vocabulário e as atitudes feudais. Na península ibérica, nas cantigas de amor , composições aristocráticas, próximas da poesia provençal, o poeta exprimia o sentimento pela dama cortejada. Nas cantigas de amigo , características do noroeste peninsular e anteriores a influencia provençal, o poeta exprimia-se no feminino, em geral lamentando a ausência do amado. Nas cantigas de escárnio e maldizer , geralmente humorísticas e por vezes agressivas, satirizavam-se comportamentos que eram considerados indignos da nobreza. Muitas criticavam o membros da pequena fidalguia, promovidos á nobreza de corte de D. João III. As novelas e romances de cavalaria difundiam também os valores e os modelos de comportamento do nobre.
16. Conclusão Com este trabalho podemos consolidar os nossos conhecimentos sobre os valores, vivências e quotidiano da idade média. A abordarmos o tema da arte gótica, podemos aprender como eram as características da arquitectura gótica e o modo de pensar. Também concluímos que a fundação das universidades medievais foi uma medida importante, pois fez com que as populações da idade média fossem mais escolarizadas.