SlideShare uma empresa Scribd logo
 
INTRODUÇÃO PSICOLOGIA
ORIGEM E CONCEITUAÇÃO A Psicologia se origina na Grécia Antiga Etimologicamente temos: ψυχη   = (psykhe):  alma λογος   =  (logos) :  estudo
ORIGEM E CONCEITUAÇÃO Assim, sob o ponto de vista da  origem da palavra , psicologia significa:  estudo da alma . Mas, o que significava  alma  para o grego antigo?
ORIGEM E CONCEITUAÇÃO Os antigos gregos entendiam a alma como: Fonte da vida - elemento que fornece vida ao corpo Princípio imaterial que do movimento da vida Centro da consciência, das emoções, dos desejos
ORIGEM E CONCEITUAÇÃO Dentre os nomes de destaque preocupados com as questões que envolviam a alma encontramos: Hipócrates (460 – 377 a.C.) Platão (428 - 347 a.C.) Aristóteles (384 - 322 a.C.)
ORIGEM E CONCEITUAÇÃO Estes estudiosos preocupavam-se em estudar a natureza humana e voltavam sua atenção para: A consciência – a capacidade humana de perceber as coisas O intelecto – a capacidade de pensamento e raciocínio A ética e a moral que diferenciavam o homem dos animais
A PSICOLOGIA SE MANTEVE LIGADA A FILOSOFIA DESDE O TEMPO DOS ANTIGOS GREGOS E ASSIM ATRAVESSOU OS SÉCULOS ATÉ O SÉCULO XIX O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
WILHELM WUNDT  –  MÉDICO, FILÓSOFO, PSICÓLOGO  FUNDA NA UNIVERSIDADE DE LEIPZIG, ALEMANHA: PRIMEIRO LABODATÓRIO DE  PSICOLOGIA EXPERIMENTAL (1859) O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
WUNDT TINHA COMO AMBIÇÃO ESTABELECER UMA IDENTIDADE DIFERENTE PARA A PSICOLOGIA E PARA TANTO FEZ USO DO  MÉTODO CIENTÍFICO O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
MÉTODO CIENTÍFICO Em que consiste um Método? Um Método consiste em um conjunto, racionalmente ordenado, de  regras  ou de  princípios , tendo em vista obter determinado  resultado . (Comte-Sponville – Dicionário Filosófico, 2003)
MÉTODO CIENTÍFICO O Método Cientifico se caracteriza pela  experimentação .  E o que vem a ser  experimentação ?
MÉTODO CIENTÍFICO A experimentação científica consiste em uma  experiência ativa e deliberada de interrogação  sobre o real. A experimentação científica visa  testar hipóteses  sob determinadas condições (geralmente em laboratórios), as quais devem ser possíveis de serem  reprodutíveis .
MÉTODO CIENTÍFICO Não há experimentação sem uma  hipótese prévia . Para um espírito científico, todo conhecimento é uma  resposta a uma pergunta . Se não houve uma pergunta, não pode haver conhecimento científico. A experimentação é, pois, algo que se vincula necessariamente à  intencionalidade .
MÉTODO CIENTÍFICO Partindo-se destas premissas iniciais, o cientista segue alguns passos para a construção do conhecimento: Identificação  do problema a estudar Observação  dos dados – experimentos Descrição  dos fenômenos observados Repetição  e Confirmação das experiências Teorização  –  Estabelecimento de Leis
COM SUA INICIATIVA, PORTANTO, WUNDT OBTEVE PARA A PSICOLOGIA O  STATUS DE CIÊNCIA . O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
A ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA A prioridade do administrador não será as salas, os computadores, os cálculos, as marcas, os produtos, os processos de uma empresa/organização. A  prioridade do administrador  será as  pessoas  desta empresa.
A ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA Quanto mais o administrador for conhecedor dos processos que regem os processos psíquicos, o que motiva, o que rege o comportamento das pessoas, maior será a probabilidade de atuar com competência e sucesso.
A ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA Neste contexto, os elementos proporcionados pela Ciência, tais como o estabelecimento de  causa e efeito , ou do  antecedente-consequente  permitirão a realização de  previsões  passíveis de fornecer  resultados  mais favoráveis.
A ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA Resultados: Objetividade Competência Competitividade Lucratividade Sucesso
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Em termos gerais, é possível afirmar que são objetos de estudo da psicologia: Processos Mentais Comportamentos
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Mesmo que este seja o enfoque principal da psicologia, algumas escolas se destacam por estudarem a  Identidade Funcional  entre  corpo  e  mente , ou seja a  influência recíproca  que exercem entre si.
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Ou seja, os estados da mente podem influenciar o corpo, assim como os estados do corpo podem atuar sobre a mente.
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Em alguns casos esta influência se torna crônica a tal ponto de alguns especialistas em psicologia serem capazes de identificar por meio do corpo (posturas, tensões, etc.) quais os padrões mentais e de comportamento daquele indivíduo.
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Outros focos de estudo da psicologia: Indivíduos especiais  (fora da média) Personalidade  (diferenças individuais) Psicopatologia  (desvios de padrões de comportamento) Grupos  (dinâmica dos relacionamentos)
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Todos estes aspectos visam a um objetivo comum: Por que motivo as pessoas se comportam  de determinado motivo e não de outro ?
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL O profissional de psicologia pode atuar em algumas áreas, dentre as quais se destacam: Clínica Educação Saúde Organizacional Esportiva Marketing
PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE A partir do impulso dado ao estudo do ser humano no século XIX, muitos progressos foram obtidos no entendimento dos processos mentais e dos comportamentos.  Os esforços de muitos estudiosos acabou por gerar olhares distintos e algumas diferenças no modo de entender e abordar as questões relativas ao ser humano.
PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE Neste contexto, surgem três grandes linhas dentro do eixo central que consiste no estudo da psicologia:  Psicologia (Analítica, Behaviorismo, Gestalt, etc.) Psiquiatria Psicanálise
PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE As  semelhanças  entre as três vertentes são: Concentração no estudo dos processos mentais e dos comportamentos destes decorrentes. As três tendências atribuem a si mesmas o status de ciência.
PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE As  diferenças  mais elementares envolvem: Formação profissional . Método de trabalho .
PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE Formação profissional : Psicólogo Clínico – Graduação em Psicologia – Especializações em Psicologia Clínica. Psiquiatra – Graduação em Medicina – Especializações em Saúde Mental. Psicanalista – Graduação em Psicologia ou Medicina – Especialização em Institutos de Psicanálise.
PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE Método de trabalho : Psicólogo Clínico – Observação, escuta, intervenções verbais. Psiquiatra – Observação, escuta, intervenções verbais, além da  prescrição de medicamentos . Psicanalista – Estímulo à  associação-livre  do paciente, utilização da  atenção flutuante , análise e interpretação de  sonhos , análise da  transferência  e das  resistências .
A   PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES Qual o interesse da psicologia para as organizações? A psicologia deve gerar um interesse para as organizações na medida em que consiste na ciência que busca o  entendimento das variáveis que determinam o comportamento humano . Neste sentido, a psicologia é a ciência que pode contribuir para dar  rumos mais adequados à vida  das pessoas, às suas  relações  e, como consequência, trazendo  reflexos no interior das organizações .
A   PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES A psicologia pode ser vista como um  instrumento  à disposição do administrador para apoiá-lo na busca do contínuo aumento da  eficácia  dos processos organizacionais através das pessoas, promovendo melhoria na  qualidade de vida , dos  produtos  e dos  serviços  proporcionados pela organização .
SELEÇÃO  DE PESSOAS.  CONCILIAÇÃO DE  PERFIS  ÀS ESPECIFICIDADES DAS TAREFAS. DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE CAPACIDADES ( TREINAMENTO ). ACOMPANHAMENTO DE  DESEMPENHO  (MUDANÇAS DE ROTINA). ANÁLISE DAS  CONDIÇÕES DE TRABALHO . ADMINISTRAÇÃO DAS  RELAÇÕES INTERPESSOAIS  (ALTERAÇÃO DE PESSOAL). APLICAÇÕES PRÁTICAS  DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (20)

PPTX
Aula de psicologia
Adriana Alves Almeida
 
PPT
Aula 1 - Introdução à Psicologia
Felipe Saraiva Nunes de Pinho
 
PDF
Psicologia: Diferentes Abordagens
Bruno Carrasco
 
PPT
A evolução da ciência psicológica
Eduardo Dias
 
PPTX
Origem da Psicologia
ritateixeira17
 
PPTX
Psicologia do desenvolvimento
Marcela Montalvão Teti
 
PPT
Psicologia geral fabiola
Rovanildo Vieira Soares
 
PDF
Psicanálise
Micaella Gomes
 
PPTX
As teorias do desenvolvimento humano
Bruno Gurué
 
PPT
A Psicologia como ciência e profissão.ppt
SadeMental13RS
 
ODP
Introdução ao estudo dos processos psicológicos básicos
Caio Maximino
 
PPTX
Psicopatologia I - Aula 1: Introdução aos Conceitos da Psicopatologia.
Alexandre Simoes
 
PPT
Aula 3 - Personalidade e Processos Psicológicos Básicos
Felipe Saraiva Nunes de Pinho
 
PPTX
Psicologia Organizacional e do trabalho
Fabianasantoss
 
PPTX
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Felipe Saraiva Nunes de Pinho
 
PPTX
Aula II Os grandes sistemas teóricos em psicologia
Artur Mamed
 
PPT
Psicologia Da EducaçãO Aula IntrodutóRia
Silvia Marina Anaruma
 
PPTX
História da psicologia no Brasil.pptx
Vilciele
 
PPT
Psicologia E EducaçãO
Silvia Marina Anaruma
 
PPT
Matrizes abordagens da psicologia moderna
Jonia Lacerda
 
Aula de psicologia
Adriana Alves Almeida
 
Aula 1 - Introdução à Psicologia
Felipe Saraiva Nunes de Pinho
 
Psicologia: Diferentes Abordagens
Bruno Carrasco
 
A evolução da ciência psicológica
Eduardo Dias
 
Origem da Psicologia
ritateixeira17
 
Psicologia do desenvolvimento
Marcela Montalvão Teti
 
Psicologia geral fabiola
Rovanildo Vieira Soares
 
Psicanálise
Micaella Gomes
 
As teorias do desenvolvimento humano
Bruno Gurué
 
A Psicologia como ciência e profissão.ppt
SadeMental13RS
 
Introdução ao estudo dos processos psicológicos básicos
Caio Maximino
 
Psicopatologia I - Aula 1: Introdução aos Conceitos da Psicopatologia.
Alexandre Simoes
 
Aula 3 - Personalidade e Processos Psicológicos Básicos
Felipe Saraiva Nunes de Pinho
 
Psicologia Organizacional e do trabalho
Fabianasantoss
 
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Felipe Saraiva Nunes de Pinho
 
Aula II Os grandes sistemas teóricos em psicologia
Artur Mamed
 
Psicologia Da EducaçãO Aula IntrodutóRia
Silvia Marina Anaruma
 
História da psicologia no Brasil.pptx
Vilciele
 
Psicologia E EducaçãO
Silvia Marina Anaruma
 
Matrizes abordagens da psicologia moderna
Jonia Lacerda
 

Destaque (19)

PPT
O OBJECTO DA PSICOLOGIA
Vitor Manuel de Carvalho
 
PPT
Historia da psicologia
GLEYDSON ROCHA
 
PPTX
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia
Roney Gusmão
 
PPTX
Psicologia objeto e método.
Nuno Pereira
 
PPT
Escolas da Psicologia 1a. Aula
rosariasperotto
 
PDF
Psicologia Geral - Introdução ao Estudo da Psicologia
Rafael Wanderley
 
PDF
Método - Psicologia
Jorge Barbosa
 
PPTX
Noçõe de psicologia - téc enfermagem 1ª aula
Gabriel Jefferson Oliveira
 
PPTX
Introdução à psicologia da saúde
Maria Clara Teixeira
 
PPT
Teorias da psicologia
guest277152fb
 
PPS
Psicologia da Saude
Paulo Pedro P. R. Costa
 
PPTX
Noçõe de psicologia - téc enfermagem 2ª aula
Gabriel Jefferson Oliveira
 
PPTX
História da psicologia
Martha Gislayne
 
PPTX
Aula 1 introdução à psicologia aplicada ao cuidado
Felipe Saraiva Nunes de Pinho
 
PDF
Introdução
Andréa Forgiarni Cechin
 
PPTX
Noçõe de psicologia - téc enfermagem 3ª aula
Gabriel Jefferson Oliveira
 
PPT
Diferentes abordagens da psicologia
Rita Cristiane Pavan
 
PPTX
Psicologia da Educação
Carlos Caldas
 
PDF
Aula 1 introdução a psicologia (vitor)
José Vitor Alves
 
O OBJECTO DA PSICOLOGIA
Vitor Manuel de Carvalho
 
Historia da psicologia
GLEYDSON ROCHA
 
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia
Roney Gusmão
 
Psicologia objeto e método.
Nuno Pereira
 
Escolas da Psicologia 1a. Aula
rosariasperotto
 
Psicologia Geral - Introdução ao Estudo da Psicologia
Rafael Wanderley
 
Método - Psicologia
Jorge Barbosa
 
Noçõe de psicologia - téc enfermagem 1ª aula
Gabriel Jefferson Oliveira
 
Introdução à psicologia da saúde
Maria Clara Teixeira
 
Teorias da psicologia
guest277152fb
 
Psicologia da Saude
Paulo Pedro P. R. Costa
 
Noçõe de psicologia - téc enfermagem 2ª aula
Gabriel Jefferson Oliveira
 
História da psicologia
Martha Gislayne
 
Aula 1 introdução à psicologia aplicada ao cuidado
Felipe Saraiva Nunes de Pinho
 
Noçõe de psicologia - téc enfermagem 3ª aula
Gabriel Jefferson Oliveira
 
Diferentes abordagens da psicologia
Rita Cristiane Pavan
 
Psicologia da Educação
Carlos Caldas
 
Aula 1 introdução a psicologia (vitor)
José Vitor Alves
 

Semelhante a Psicologia introdução (20)

PPT
Faceli - Direito - 2° Período - Curso de Psicologia Jurídica - 02
Jordano Santos Cerqueira
 
PDF
Apostila psicologia organizacional
Gilvane Pereira
 
PPTX
introdução à psicologia
faculdadeteologica
 
PPT
teoria da PSICOLOGIA ORGANAZIONAL aula 1.ppt
simonevilas
 
PPT
PSICOLOGIA APLICADA
Vitor Manuel de Carvalho
 
PDF
Atualidades em Psicologia ÊNFASE INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS EM CLÍNICA
niviaferreira4
 
PPTX
Unidade 01 psicologia (1)
Suellen Souza Machado
 
PDF
AULA 01 INTRODUÇÃO A PSI APLICADA.pdf
MirnaKathary1
 
DOC
Comportamento Humano
Adrianadiasbrito
 
PPT
37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçao
MariaDeMatos2
 
PPTX
slides_aula_desenvolvimento AULA 1-2.pptx
marciocn340
 
PDF
Disciplina de Psicopatologia Especial 3 (1).pdf
celestina26
 
DOC
Curso técnico em segurança do trabalho
Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
PPTX
Pisicologia organizacional e do trabalho unidade i
Sandro Moraes
 
PPTX
PSICOLOGIA ORGAZACIONAL
WilmaGomes10
 
PPTX
psicologia aplica a enfermagem, aula 1 introdução
ldesouzag
 
PPTX
Psicologias[1]
Rildo45
 
PPT
Psicologia conceitos
Liliane Ennes
 
DOC
Apostila noções de psicologia
mgmedeiros
 
PPTX
Aula 1. Psicologia aplicada ao direito.pptx
AlexsanderVicente
 
Faceli - Direito - 2° Período - Curso de Psicologia Jurídica - 02
Jordano Santos Cerqueira
 
Apostila psicologia organizacional
Gilvane Pereira
 
introdução à psicologia
faculdadeteologica
 
teoria da PSICOLOGIA ORGANAZIONAL aula 1.ppt
simonevilas
 
PSICOLOGIA APLICADA
Vitor Manuel de Carvalho
 
Atualidades em Psicologia ÊNFASE INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS EM CLÍNICA
niviaferreira4
 
Unidade 01 psicologia (1)
Suellen Souza Machado
 
AULA 01 INTRODUÇÃO A PSI APLICADA.pdf
MirnaKathary1
 
Comportamento Humano
Adrianadiasbrito
 
37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçao
MariaDeMatos2
 
slides_aula_desenvolvimento AULA 1-2.pptx
marciocn340
 
Disciplina de Psicopatologia Especial 3 (1).pdf
celestina26
 
Curso técnico em segurança do trabalho
Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
Pisicologia organizacional e do trabalho unidade i
Sandro Moraes
 
PSICOLOGIA ORGAZACIONAL
WilmaGomes10
 
psicologia aplica a enfermagem, aula 1 introdução
ldesouzag
 
Psicologias[1]
Rildo45
 
Psicologia conceitos
Liliane Ennes
 
Apostila noções de psicologia
mgmedeiros
 
Aula 1. Psicologia aplicada ao direito.pptx
AlexsanderVicente
 

Mais de Chrys Souza (9)

DOC
Case tga magazine luiza -aula 4
Chrys Souza
 
PPTX
Aula 4 alunos
Chrys Souza
 
DOCX
Teste aula1
Chrys Souza
 
PPTX
Deixa aqui seu email
Chrys Souza
 
PPTX
O jogo da ética
Chrys Souza
 
PPT
O jogo da_tica_1
Chrys Souza
 
PPTX
Aula 3 alunos
Chrys Souza
 
PPTX
Aula 2 alunos
Chrys Souza
 
PPTX
Aula 1 segunda
Chrys Souza
 
Case tga magazine luiza -aula 4
Chrys Souza
 
Aula 4 alunos
Chrys Souza
 
Teste aula1
Chrys Souza
 
Deixa aqui seu email
Chrys Souza
 
O jogo da ética
Chrys Souza
 
O jogo da_tica_1
Chrys Souza
 
Aula 3 alunos
Chrys Souza
 
Aula 2 alunos
Chrys Souza
 
Aula 1 segunda
Chrys Souza
 

Último (20)

PDF
DiálogoRedes sociais.pdfinstagram, tik tok
biblioteca123
 
PDF
A festa de anos da avó.pdfe também dos netos
biblioteca123
 
PPTX
Apresentação de slide Grécia Antiga 2025 .pptx
KatielleCSouza
 
PDF
Rotina diáriaA1-A2.pdfrotina para todos.
biblioteca123
 
PPT
apresentação em power point motivação escolar.PPT
JniorFrancieleNeves
 
PDF
Preposições^Mpaíses.pdfcom países e cidades
biblioteca123
 
PPTX
Slides Lição 4, Betel, O Primeiro Milagre de Jesus, 3Tr25.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
PDF
📱 No futuro.pdfterei uma casa inteligente
biblioteca123
 
PDF
Na Unidade de Saúde Familiar.pdf ou centro de saúde
biblioteca123
 
PDF
💌 Carta Informal-férias.pdf, Açores nove ilhas
biblioteca123
 
PDF
Aula. Fraudes nas relações de trabalho.pdf
MariaJosRios3
 
PDF
Rotina diáriaA1-A2.pdf com montes de coisas.
biblioteca123
 
PDF
Reflexão_Uma análise às licenciaturas que permitem aceder aos mestrados de en...
Nelson Santos
 
PPTX
slide de historia sobre o descobrimento do brasil
speedgames391
 
DOCX
Mapa Histórico da Oceania Impérios e Reinos .docx
Doug Caesar
 
PPTX
Estudantes dos cursos de Direito e Ciência Política
DitoBeneditoOTal
 
PDF
Visita ao museu.pdf, museu marítimo de Ílhavo
biblioteca123
 
PDF
Mat - Seguindo as setas adição subtração multplicação e divisão.
Mary Alvarenga
 
DOCX
Mapa de Nauru - Mapa dos Países do Mundo
Doug Caesar
 
DOCX
Mapa Histórico da Oceania Colonial .docx
Doug Caesar
 
DiálogoRedes sociais.pdfinstagram, tik tok
biblioteca123
 
A festa de anos da avó.pdfe também dos netos
biblioteca123
 
Apresentação de slide Grécia Antiga 2025 .pptx
KatielleCSouza
 
Rotina diáriaA1-A2.pdfrotina para todos.
biblioteca123
 
apresentação em power point motivação escolar.PPT
JniorFrancieleNeves
 
Preposições^Mpaíses.pdfcom países e cidades
biblioteca123
 
Slides Lição 4, Betel, O Primeiro Milagre de Jesus, 3Tr25.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
📱 No futuro.pdfterei uma casa inteligente
biblioteca123
 
Na Unidade de Saúde Familiar.pdf ou centro de saúde
biblioteca123
 
💌 Carta Informal-férias.pdf, Açores nove ilhas
biblioteca123
 
Aula. Fraudes nas relações de trabalho.pdf
MariaJosRios3
 
Rotina diáriaA1-A2.pdf com montes de coisas.
biblioteca123
 
Reflexão_Uma análise às licenciaturas que permitem aceder aos mestrados de en...
Nelson Santos
 
slide de historia sobre o descobrimento do brasil
speedgames391
 
Mapa Histórico da Oceania Impérios e Reinos .docx
Doug Caesar
 
Estudantes dos cursos de Direito e Ciência Política
DitoBeneditoOTal
 
Visita ao museu.pdf, museu marítimo de Ílhavo
biblioteca123
 
Mat - Seguindo as setas adição subtração multplicação e divisão.
Mary Alvarenga
 
Mapa de Nauru - Mapa dos Países do Mundo
Doug Caesar
 
Mapa Histórico da Oceania Colonial .docx
Doug Caesar
 

Psicologia introdução

  • 1.  
  • 3. ORIGEM E CONCEITUAÇÃO A Psicologia se origina na Grécia Antiga Etimologicamente temos: ψυχη = (psykhe): alma λογος = (logos) : estudo
  • 4. ORIGEM E CONCEITUAÇÃO Assim, sob o ponto de vista da origem da palavra , psicologia significa: estudo da alma . Mas, o que significava alma para o grego antigo?
  • 5. ORIGEM E CONCEITUAÇÃO Os antigos gregos entendiam a alma como: Fonte da vida - elemento que fornece vida ao corpo Princípio imaterial que do movimento da vida Centro da consciência, das emoções, dos desejos
  • 6. ORIGEM E CONCEITUAÇÃO Dentre os nomes de destaque preocupados com as questões que envolviam a alma encontramos: Hipócrates (460 – 377 a.C.) Platão (428 - 347 a.C.) Aristóteles (384 - 322 a.C.)
  • 7. ORIGEM E CONCEITUAÇÃO Estes estudiosos preocupavam-se em estudar a natureza humana e voltavam sua atenção para: A consciência – a capacidade humana de perceber as coisas O intelecto – a capacidade de pensamento e raciocínio A ética e a moral que diferenciavam o homem dos animais
  • 8. A PSICOLOGIA SE MANTEVE LIGADA A FILOSOFIA DESDE O TEMPO DOS ANTIGOS GREGOS E ASSIM ATRAVESSOU OS SÉCULOS ATÉ O SÉCULO XIX O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
  • 9. WILHELM WUNDT – MÉDICO, FILÓSOFO, PSICÓLOGO FUNDA NA UNIVERSIDADE DE LEIPZIG, ALEMANHA: PRIMEIRO LABODATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL (1859) O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
  • 10. WUNDT TINHA COMO AMBIÇÃO ESTABELECER UMA IDENTIDADE DIFERENTE PARA A PSICOLOGIA E PARA TANTO FEZ USO DO MÉTODO CIENTÍFICO O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
  • 11. MÉTODO CIENTÍFICO Em que consiste um Método? Um Método consiste em um conjunto, racionalmente ordenado, de regras ou de princípios , tendo em vista obter determinado resultado . (Comte-Sponville – Dicionário Filosófico, 2003)
  • 12. MÉTODO CIENTÍFICO O Método Cientifico se caracteriza pela experimentação . E o que vem a ser experimentação ?
  • 13. MÉTODO CIENTÍFICO A experimentação científica consiste em uma experiência ativa e deliberada de interrogação sobre o real. A experimentação científica visa testar hipóteses sob determinadas condições (geralmente em laboratórios), as quais devem ser possíveis de serem reprodutíveis .
  • 14. MÉTODO CIENTÍFICO Não há experimentação sem uma hipótese prévia . Para um espírito científico, todo conhecimento é uma resposta a uma pergunta . Se não houve uma pergunta, não pode haver conhecimento científico. A experimentação é, pois, algo que se vincula necessariamente à intencionalidade .
  • 15. MÉTODO CIENTÍFICO Partindo-se destas premissas iniciais, o cientista segue alguns passos para a construção do conhecimento: Identificação do problema a estudar Observação dos dados – experimentos Descrição dos fenômenos observados Repetição e Confirmação das experiências Teorização – Estabelecimento de Leis
  • 16. COM SUA INICIATIVA, PORTANTO, WUNDT OBTEVE PARA A PSICOLOGIA O STATUS DE CIÊNCIA . O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
  • 17. A ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA A prioridade do administrador não será as salas, os computadores, os cálculos, as marcas, os produtos, os processos de uma empresa/organização. A prioridade do administrador será as pessoas desta empresa.
  • 18. A ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA Quanto mais o administrador for conhecedor dos processos que regem os processos psíquicos, o que motiva, o que rege o comportamento das pessoas, maior será a probabilidade de atuar com competência e sucesso.
  • 19. A ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA Neste contexto, os elementos proporcionados pela Ciência, tais como o estabelecimento de causa e efeito , ou do antecedente-consequente permitirão a realização de previsões passíveis de fornecer resultados mais favoráveis.
  • 20. A ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA Resultados: Objetividade Competência Competitividade Lucratividade Sucesso
  • 21. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Em termos gerais, é possível afirmar que são objetos de estudo da psicologia: Processos Mentais Comportamentos
  • 22. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Mesmo que este seja o enfoque principal da psicologia, algumas escolas se destacam por estudarem a Identidade Funcional entre corpo e mente , ou seja a influência recíproca que exercem entre si.
  • 23. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Ou seja, os estados da mente podem influenciar o corpo, assim como os estados do corpo podem atuar sobre a mente.
  • 24. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Em alguns casos esta influência se torna crônica a tal ponto de alguns especialistas em psicologia serem capazes de identificar por meio do corpo (posturas, tensões, etc.) quais os padrões mentais e de comportamento daquele indivíduo.
  • 25. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Outros focos de estudo da psicologia: Indivíduos especiais (fora da média) Personalidade (diferenças individuais) Psicopatologia (desvios de padrões de comportamento) Grupos (dinâmica dos relacionamentos)
  • 26. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA Todos estes aspectos visam a um objetivo comum: Por que motivo as pessoas se comportam de determinado motivo e não de outro ?
  • 27. ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL O profissional de psicologia pode atuar em algumas áreas, dentre as quais se destacam: Clínica Educação Saúde Organizacional Esportiva Marketing
  • 28. PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE A partir do impulso dado ao estudo do ser humano no século XIX, muitos progressos foram obtidos no entendimento dos processos mentais e dos comportamentos. Os esforços de muitos estudiosos acabou por gerar olhares distintos e algumas diferenças no modo de entender e abordar as questões relativas ao ser humano.
  • 29. PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE Neste contexto, surgem três grandes linhas dentro do eixo central que consiste no estudo da psicologia: Psicologia (Analítica, Behaviorismo, Gestalt, etc.) Psiquiatria Psicanálise
  • 30. PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE As semelhanças entre as três vertentes são: Concentração no estudo dos processos mentais e dos comportamentos destes decorrentes. As três tendências atribuem a si mesmas o status de ciência.
  • 31. PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE As diferenças mais elementares envolvem: Formação profissional . Método de trabalho .
  • 32. PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE Formação profissional : Psicólogo Clínico – Graduação em Psicologia – Especializações em Psicologia Clínica. Psiquiatra – Graduação em Medicina – Especializações em Saúde Mental. Psicanalista – Graduação em Psicologia ou Medicina – Especialização em Institutos de Psicanálise.
  • 33. PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE Método de trabalho : Psicólogo Clínico – Observação, escuta, intervenções verbais. Psiquiatra – Observação, escuta, intervenções verbais, além da prescrição de medicamentos . Psicanalista – Estímulo à associação-livre do paciente, utilização da atenção flutuante , análise e interpretação de sonhos , análise da transferência e das resistências .
  • 34. A PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES Qual o interesse da psicologia para as organizações? A psicologia deve gerar um interesse para as organizações na medida em que consiste na ciência que busca o entendimento das variáveis que determinam o comportamento humano . Neste sentido, a psicologia é a ciência que pode contribuir para dar rumos mais adequados à vida das pessoas, às suas relações e, como consequência, trazendo reflexos no interior das organizações .
  • 35. A PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES A psicologia pode ser vista como um instrumento à disposição do administrador para apoiá-lo na busca do contínuo aumento da eficácia dos processos organizacionais através das pessoas, promovendo melhoria na qualidade de vida , dos produtos e dos serviços proporcionados pela organização .
  • 36. SELEÇÃO DE PESSOAS. CONCILIAÇÃO DE PERFIS ÀS ESPECIFICIDADES DAS TAREFAS. DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE CAPACIDADES ( TREINAMENTO ). ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO (MUDANÇAS DE ROTINA). ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO . ADMINISTRAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS (ALTERAÇÃO DE PESSOAL). APLICAÇÕES PRÁTICAS DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES