O documento fornece dicas para interpretar textos de forma correta, destacando a importância de prestar atenção, buscar a resposta no próprio texto e entender o contexto e mensagem do autor.
2. Dicionário da interpretação de textoA : ATENÇÃOA atenção ao ler o texto é fundamental. Nunca comece responder as perguntas sobre o texto sem antes ter lido o texto no mínimo 2 vezes.B : BUSQUEBusque a resposta no texto. Não tente advinha-la. Chute só em último caso.
3. C : CONTEXTO É o conjunto de idéias que formam o texto, é o conteúdo que esta escrito e o que não esta escrito. O conteúdo das entrelinhas, aquilo que você sabe que esta sendo dito, mesmo sem estar escritoD : DEDUZIRCuidado com as deduções. Você só pode deduzir através do que o texto informa. Dedução não é adivinhação. Não tente adivinhar, se tem duvida, leia o texto inteiro mais uma vez que com certeza você vai encontrar a resposta.
4. E : ERROS DE INTERPRETAÇÃOExtrapolação (viagem). Não viagem nem na maionese , nem no texto. Não permita que seu pensamento voe.Redução . A síntese serve apenas para facilitar o entendimento e para fixar a idéia central. Se tem duvidas leia o texto inteiro e não a sínteses.Contradição. É proibido contradizer o autor. Lembre-se que estamos interpretando a idéia do autor e não opinando sobre a forma como ele pensa .FIGURAS DE LINGUAGEMSaber as figuras de linguagem é muito importante. Estude veja os exemplos de metáforas, hipérboles, metonímias... É muito importante identificar o papel dessas figuras no texto. Se você ainda não estudou figuras de linguagem. Seja curioso. Vai buscar em qualquer gramática, procure saber do que se trata.
5. H : HISTÓRIA DA LITERATURAÉ importante saber alguma coisa sobre Literatura, como surgiu , quantas escolas, principais autores... Se você ainda não viu essa disciplina, SEJA CURIOSO. Procure saber o que é poema, quadra, verso, conto, crônica, romance,trova, prosa... G : GRAMÁTICAÉ a alma do texto. Sem ela não haveria texto interpretável. Estude a gramática, principalmente as concordâncias.Aproveite , faça constantes comparações com as mudanças ortográficas.
6. I : INTERPRETAÇÃOO ato de interpretar, tem primeiro e principal objetivo a identificação da idéia central.Intertexto são citações que complementam ou reforçam o enfoque do autor.Lembre-se que interpretar as idéias de um autor , não significa classificar se ele esta certo ou errado. Não implica em julgar o autor.J : JAMAISJamais responda de cabeça. Volte ao texto antes de dar sua resposta final.Por mais que você tenha a entenda que sabe a resposta da questão de cara, não cometa o erro de responder de imediato. Volte ao texto pra conferir se você REALMENTE estará respondendo corretamente a questão.
7. L : LEITURAA sua leitura do texto, antes de olhar as questões deve ser em duas partes. Leitura silenciosa _ quando você vai tomar conhecimento do assuntoLeitura analítica _ quando você vai procurar entender do que se trata realmente, só depois você realmente poderá olhar as questões.M: MENSAGEMÀs vezes a mensagem não é explicita. Ela não esta escrita no texto, mas o contexto informa a intenção do autor. As piadas, são os melhores exemplos de mensagem através do contexto. Vamos escolher um colega que possa ler uma piada para a turma, e vamos ver se a mensagem esta no texto ou no contexto.
8. N: NEXOO nexo é muito importante num texto.Vamos escolher um colega para ler um texto com nexo e outro pra ler um texto sem nexo. Vocês é que vão identificar qual é o texto com nexo e qual o sem nexo.Estudar pronomes relativos e as conjunções ajuda muito na coesão , lembre-se dissoO : OBSERVAÇÃOSe você não é bom observador , comece a praticar HOJE, pois essa capacidade esta ligada à atenção .Lembre-se dessa formula:observação + atenção:boa interpretação
9. P: PARAFRASEARÉ dizer o mesmo que esta no texto mas sem copiar.É dizer com outras palavras.Q: QUESTÕES ALTERNATIVASDevem ser todas lidas.Nunca se convença de que a resposta é a letra (A). Duvide e leia até a letra (E) pois a resposta correta pode estar ali.Nessa leitura, vai eliminando as alternativas que são absurdas. Assim a sua margem de erro diminui.
10. R: ROTEIRO DE INTERPRETAÇÃO1.Ler atentamente o texto no mínimo 2 vezes2.Interpretar as palavras desconhecidas através do contexto3.Reconhecer os argumentos que dão sustentação à idéia central4.Identificar as objeções à idéia central5.Sublinhar os exemplos que foram empregados para reforçar a idéia central6.Não responder de cabeça7.Se o enunciado pedir a idéia central , ela vai estar ou na introdução ou na conclusão.ou ainda no próprio titulo.8.E o enunciado pedir argumentação, você vai encontrar no desenvolvimentoS: SEMANTICAÉ a parte da gramática que estuda o significado das palavrasÉ bom estudar :homônimos, e parônimosDenotação e conotaçãoSinônimos e antônimosPolissemiaNão se esqueça que a mudança de um E para um I pode mudar o significado da palavra no contexto.
11. T : TEXTOÉ o conjunto de idéias organizadas em >AssuntoEstruturaIntroduçãoArgumentaçãoConclusãoU > UMA VEZSe uma vez disseram pra você que existe a ótica do escritor e a ótica do leitor, É MENTIRA!!!!!!!!!!Você deve responder sempre de acordo com a ótica do escritor. A não ser que a questão deixe claro que quer também a sua opinião sobre o assunto.
12. V: VíciosEsses errinhos do cotidiano atrapalham muito na interpretação. Não deixe que eles interfiram no seu conhecimento.X : Xerocar os conteúdos, isto é decorá-los não é o suficiente,Raciocine.Z : zebra não existe. O que existe é falta de informação, portanto informe-se.