SlideShare uma empresa Scribd logo
E.E. Profª. Ada Teixeira dos  Santos Pereira Empreendedorismo Mostra cultural – outubro 2011
O que é? Empreendedor   é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele individuo que detém de uma forma especial, inovadora.
Sua origem... O conceito   "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio.
Projetos... O projeto  " Aveiro Empreendedor", hoje apresentado, pretende apoiar os "empreendedores por necessidade" que o aumento do desemprego está a gerar em número crescente, afirmou um representante de uma entidade promotora da iniciativa.
Seu crescimento... Trata-se de um consenso entre pesquisadores e demais estudiosos que os empreendedores são a locomotiva do desenvolvimento econômico, os responsáveis pelas mudanças econômicas de qualquer país. O seu papel envolve muito mais do que apenas o aumento de produção e da renda per capita.
Mitos.... 1 .  Empreendedores nascem empreendedores.
2 . Empreendedores são apostadores .
3 . Empreendedores querem o show todo para eles.
4 . Empreendedores são 100% independentes e não prestam satisfação aos outros.
5 . Sem muito dinheiro é impossível começar um negócio.
Verdades... 1 .Seguro de saúde é muito mais barato (e mais fácil de obter) do que você pensa.
2 . Novo não é necessariamente melhor.
3 .Os primeiros anos são cansativos.
No Brasil... No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer.
Como se tornar 1.... 1 .ESTABELEÇA METAS.
2 . PLANTE O SEU FUTRO AGORA.
3 .TOME A INICIATIVA.
4 .FIQUE NA BERLINDA.
5 .CONHEÇA SUA ORGANIZAÇÃO EM DETALHES.
E.E. Prof°Ada Teixeira dos Santos Pereira Data:03  de Novembro de 2011. Alunas:Andressa n°04 Larissa n°27 3°ano Tema:Empreendedorismo
EMPREENDEDORISMO
Empreendedor - É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existir
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
PERFIL EMPREENDEDOR
“  Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.
Nas qualidades pessoais de um empreendedor destacam-se: iniciativa; visão; coragem; firmeza; decisão; atitude de respeito humano; capacidade de organização e direção.
Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia. Buscam-se profissionais que desenvolveram novas habilidades e competências, com coragem de arriscar-se e de aceitar novos valores, descobrindo e transpondo seus limites. O futuro é cheio de incertezas, por isso, é preciso refletir sobre: habilidades pessoais e profissionais; criatividade; memória; comunicação; como enfrentar este século .
CAMINHOS DO EMPREENDEDOR
* Caminho 1 (Auto-conhecimento): Espaço de sí estreito (Teoria X) versus. Espaço de sí amplo (Teoria Y). * Caminho 2 (Perfil do empreendedor): Comparação das características do empreendedor e da pessoa. * Caminho 3 (Aumento da criatividade): Dominar os processos internos para gerar inovação e criatividade.
Empreendedorismo O conceito "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista  Joseph Schumpeter  em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com  Kenneth E. Knight  e em 1970 com  Peter Drucker  foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com  Gifford Pinchot  foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.
Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.
 
Escola E. Prof. Ada Teixeira Dos Santos Pereira Alunas: Bruna Ferreira e Dayane Silva  Nº: 06 e 12 Atividade de Literatura
Empreendedorismo Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constrói tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
 
Bancos oferecem linhas especiais para empreendedores 13/04/2011 Da Agência SEBRAE de Notícias Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa já emprestaram R$ 83,6 milhões para empreendedores individuais Dilma Tavares Brasília - Empreendedores individuais que necessitam de crédito para expandir o negócio podem contar com algumas linhas de financiamento de bancos públicos para financiar máquinas, veículos e instalações próprias, com juros acessíveis. Juntos o Banco do Brasil, a Caixa e o Banco do Nordeste têm 680,6 mil clientes com o perfil desse público e já financiaram R$ 83,6 milhões.
 
Tratamento Diferenciado para a Micro e Pequena Empresa na Constituição Federal: "Art. 146. Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art. 239." "Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País." "Art. 179. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei."
 
Dos 20 empreendedores retratados nas próximas páginas, 13 são americanos. Quatro dos estrangeiros fizeram fama e fortuna nos Estados Unidos: os russos Louis Mayer, da MGM, e David Sarnoff, da RCA, o publicitário inglês David Ogilvy e o cubano Roberto Goizueta, da Coca-Cola. Os três restantes - Konosuke Matsushita, Akio Morita e Ei ji Toyoda - representam o milagre que transformou o Japão na segunda mais próspera economia capitalista do mundo.
Em Empreendedorismo Os estudos na área do empreendedorismo mostram que as características do empreeendedor ou do espírito empreendedor, da indústria ou da instituição, não é um traço de personalidade. Para Meredith, Nelson e Nech (apud  UFSC /LED 2000 p. 51) “ Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.
Hoje você é o  Funcionário e amanhã Você pode ser o seu  Próprio patrão, E, Não precisa receber  Ordem de ninguém, Só dar ordem para seus funcionários
 
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.
O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo.
iniciativa;
visão;
coragem;
firmeza;
decisão;
atitude de respeito humano;
capacidade de organização e direção.
Técnicas:   Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.
Gerenciais:   Incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle).
Características pessoais:   Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.
Alunas: Lélia, Marta, Maria Cecília, Jozilei. 3º Ano A Professoras: Maria Socorro e Ednéia Literatura e Língua Inglesa EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo na escola: que negócio é esse?  O tema, tão relacionado ao campo da administração, está cada vez mais presente nas escolas. Natural. Desde a Educação Infantil, os alunos aprendem a ter autonomia e  iniciativa, qualidades indispensáveis aos bons profissionais .
Empreendedorismo é uma expressão que vem do mundo dos negócios.  O termo, porém, tem tudo a ver com educação.  Afinal, um dos objetivos da escola, desde a Educação Infantil, é formar alunos autônomos - é nessa fase que as crianças aprendem a ir ao banheiro sozinhas!  Cabe aos professores desenvolver nos alunos um conjunto de competências que os tornem capazes de tomar decisões, traçar planos e organizar os recursos necessários para chegar ao sucesso.  Hoje, muitas escolas estão dando a essa prática um novo sentido, mais voltado ao competitivo mundo do trabalho.  A iniciativa tem tudo para dar certo.
 
Muitas das habilidades que os estudantes desenvolvem  ao longo da escolaridade são exigidas de um empreendedor ou de um profissional competente.  Eles precisam saber superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios, exigir qualidade, planejar e estabelecer metas. Alunos que têm noções de empreendedorismo aprendem conceitos e conhecimentos que fazem parte do currículo e que mais tarde vão  ajudá-los a entrar no mercado de trabalho sem depender das vagas de emprego, cada vez mais escassas.  "Bons profissionais e líderes empresariais ou comunitários devem saber calcular riscos e enfrentar frustrações, além de ter autonomia para traçar metas", afirma Augusto de Franco, coordenador-geral da Agência de Educação para o Desenvolvimento (AED), programa público desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Aulas de Robótica, culinária, Ética, ecologia  empreendedorismo. Em Busca da diferenciação, Escolas Particulares da Capital apostam nas Inovações pedagógicas e JÁ apimentam uma grade curricular tradicional com muitas dessas Disciplinas.
 
 
Projeto Despertar/Sebrae realiza Feira do Jovem Empreendedor Alunos da Escola Escola Estadual Dom Joaquim de Almeida participam de Feira do Jovem Empreendedor,evento aberto à comunidade.   Feira marca protagonismo juvenil no empreendedorismo O Centro Social Urbano de Lins foi o cenário da Feira de Empreendedorismo, evento que mostra o resultado do esforço de cerca de mil crianças ao apresentar o que aprendeu em sala de aula.
 
 
ESTUDIOSOS QUE ANALISAM O COMPORTAMENTO do empreendedor costumam listar características marcantes nas pessoas que se aventuram e iniciam um novo negócio: nunca se acomodar em uma posição de conforto; buscar desafios constantemente; enxergar oportunidades até em momentos de crise; saber analisar o ambiente no qual está inserido; ter sede de informações; pôr a mão na massa e construir uma boa rede de relacionamentos.
Diante de tantas variáveis, cabe uma indagação: é possível aprender a ser empreendedor na escola?  Desde 2007, um colégio paulistano tenta ajudar seus alunos a descobrir suas capacidades empreendedoras.  É a Escola Internacional de Alphaville, na cidade de Barueri, São Paulo, a primeira no País a ministrar aulas de empreendedorismo para alunos do ensino médio. “Mas não falamos apenas de negócios”, diz Ricardo Chioccarello, diretor da escola, cuja mensalidade é de R$ 2,09 mil.  “ Ensinamos o empreendedorismo voltado para a vida dos alunos como pautar as decisões baseadas em princípios e valores.”  Além das aulas semanais, com módulos de economia, finanças e direito, os estudantes assistem a palestras com grandes executivos. Já passaram por lá profissionais como Michel Levy, o presidente da Microsoft. No último ano, eles criam um projeto de um negócio sustentável.
A palavra Empreendedorismo geralmente é associada à capacidade de criar e gerir empresas, aproveitar oportunidades, ter sucesso, gerar emprego, renda e riqueza. Mas Empreendedorismo  vai muito mais além do que tudo isso; pressupõe, acima de tudo, a realização do indivíduo por meio de atitudes de inquietação, ousadia e proatividade na sua relação com o mundo. Define-se também, como o tipo de comportamento que favorece a interferência criativa e realizadora no meio, em busca de um crescimento pessoal e coletivo, através do desenvolvimento da capacidade intelectual para investigar e solucionar problemas, tomar decisões, ter iniciativa e orientação inovadora, competências essas, cada vez mais exigidas na formação profissional e valorizadas no mundo do trabalho
Empreendedorismo É o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.
Empreendedores Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos.
Empreendedores foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.
Segundo Leite(2000), nas qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas, destacam-se:
a) iniciativa;
b) visão;
c) coragem;
d) firmeza;
e) decisão;
f) atitude de respeito humano;
EMPRENDEDORISMO
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O QUE É EMPREENDEDORISMO?
 
O QUE É UM EMPREENDEDOR? O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
 
CARACTERISTICAS DE UM EMPREENDEDOR - Criatividade  - Capacidade de organização e planejamento  - Responsabilidade  - Capacidade de liderança  - Habilidade para trabalhar em equipe  - Gosto pela área em que atua  - Visão de futuro e coragem para assumir riscos  - Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio - Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas) - Saber ouvir as pessoas  - Facilidade de comunicação e expressão
Empreendedor  é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às  atividades  de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
 
O conceito "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização. Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. A satisfação econômica é resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma.
 
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
 
O conceito "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista  Joseph Schumpeter  em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com  Kenneth E. Knight  e em 1970 com  Peter Drucker  foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com  Gifford Pinchot  foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização. A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
 

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (20)

PDF
Empreendedorismo
Ricardo F. Nantes
 
PPT
Empreendedorismo
cattonia
 
PPTX
Aula 3 noções de ética profissional
Luiz Siles
 
PPT
Aula 01 empreendedorismo
NJS Consultoria
 
PDF
Aula 1 empreendedorismo - conceitos e caracteristicas.pptm
Claudio Parra
 
PPT
Mercado de trabalho
LucianoMadeira
 
PPTX
Plano de Negócios - Slides facilitadores
Letícia Vilela de Aquino
 
PDF
Educação Empreendedora
Ana Maria Magni Coelho
 
PPTX
Como elaborar UM CURRICULO ATRATIVO
Roberto Felipe
 
PPTX
Mercado de trabalho desafios e oportunidades
Benjamim Garcia Netto
 
PPTX
Aula 1 - Marketing pessoal
Professor Cristiano Barreto
 
PDF
Empreendedorismo e o empreendedor
Felipe Pereira
 
PPT
Empreendedorismo aula 1
Itamar Pereira
 
PPTX
A Escolha de uma Profissão
Cassia Dias
 
PPT
Marketing Pessoal
Michel Moreira
 
PPTX
Tipos de empreendedores
Diego Alexandre da Silva
 
PPTX
Etica no Ambiente de Trabalho
Nyedson Barbosa
 
PPT
ETICA
Samuel Andrade
 
PPT
Introdução a administração 2012_01
Milton Henrique do Couto Neto
 
PPTX
Ética Profissional: Trabalho em Equipe
Vadeilza Castilho
 
Empreendedorismo
Ricardo F. Nantes
 
Empreendedorismo
cattonia
 
Aula 3 noções de ética profissional
Luiz Siles
 
Aula 01 empreendedorismo
NJS Consultoria
 
Aula 1 empreendedorismo - conceitos e caracteristicas.pptm
Claudio Parra
 
Mercado de trabalho
LucianoMadeira
 
Plano de Negócios - Slides facilitadores
Letícia Vilela de Aquino
 
Educação Empreendedora
Ana Maria Magni Coelho
 
Como elaborar UM CURRICULO ATRATIVO
Roberto Felipe
 
Mercado de trabalho desafios e oportunidades
Benjamim Garcia Netto
 
Aula 1 - Marketing pessoal
Professor Cristiano Barreto
 
Empreendedorismo e o empreendedor
Felipe Pereira
 
Empreendedorismo aula 1
Itamar Pereira
 
A Escolha de uma Profissão
Cassia Dias
 
Marketing Pessoal
Michel Moreira
 
Tipos de empreendedores
Diego Alexandre da Silva
 
Etica no Ambiente de Trabalho
Nyedson Barbosa
 
Introdução a administração 2012_01
Milton Henrique do Couto Neto
 
Ética Profissional: Trabalho em Equipe
Vadeilza Castilho
 

Destaque (6)

PPTX
Apresentação 3
Salete Fontana Baiochi
 
PPT
Aula 1 empreendedorismo - conceitos iniciais
Fátima Azevedo
 
PPT
Empreendedorismo corporativo aula 1 e 2 slides
Edvaldo Eliezer Gomes da Silva
 
PPT
Empreendedorismo 1 e 2
siqueiralc
 
PPTX
Empreendedorismo
josedornelas
 
PDF
Empreendedorismo Digital: Startup ou empresa inovadora?
Gil Giardelli
 
Apresentação 3
Salete Fontana Baiochi
 
Aula 1 empreendedorismo - conceitos iniciais
Fátima Azevedo
 
Empreendedorismo corporativo aula 1 e 2 slides
Edvaldo Eliezer Gomes da Silva
 
Empreendedorismo 1 e 2
siqueiralc
 
Empreendedorismo
josedornelas
 
Empreendedorismo Digital: Startup ou empresa inovadora?
Gil Giardelli
 
Anúncio

Semelhante a Empreendedorismo (20)

PPTX
Empr1
Pelo Siro
 
PPSX
16 administração (empreendedorismo)
Elizeu Ferro
 
PPTX
1.mód 14 valorização e empreendedorismo rural
Pelo Siro
 
PDF
Empreendedorismo formatado
Renato Vicente de Paula
 
DOCX
Empreendedorismo
luancapistrano
 
PPT
Empreendedorismo slides
Cristiano Souza
 
PPT
emprendedorismo & inovação
annoni
 
PPTX
O Perfil Empreendedor segundo José Carlos Assis Dornelas
Cristina Machado
 
PPTX
Professora Vanúcia Moreira - Empreendedorismo
Vanúcia Moreira
 
PDF
Aula 02 - Empreendedorismo - Conceitos, Evolução Teorica e Teorias.pdf
mariabarbosa191
 
PDF
Aula 1 Empreendedorismo | C. Eduardo Concli
Carlos Eduardo Concli
 
PPT
Gestão empreendedorismo
Samira Magalhaes
 
PDF
Empreendedorismo
Viviane Martins Dos Reis
 
PPTX
Introdução ao Empreendedorismo .pptx
DemetriusNarciso
 
PDF
O empreendedor e o empreendimento na área de estética
Federal University of Ceará
 
PPTX
Tema 12 - Administração Empreendedora.pptx
ANAPAULASOARESRIBEIR2
 
PPT
Empreendedorismo Motivacao
geceli
 
PDF
Tid ii atual
Alice Soares
 
PPTX
A1 - EMPREENDEDORISMO INTRODUCÃO AULA 1.pptx
ClaudinhaCristina
 
PDF
1 introdução ao empreendedorismo
Suelen Christine
 
Empr1
Pelo Siro
 
16 administração (empreendedorismo)
Elizeu Ferro
 
1.mód 14 valorização e empreendedorismo rural
Pelo Siro
 
Empreendedorismo formatado
Renato Vicente de Paula
 
Empreendedorismo
luancapistrano
 
Empreendedorismo slides
Cristiano Souza
 
emprendedorismo & inovação
annoni
 
O Perfil Empreendedor segundo José Carlos Assis Dornelas
Cristina Machado
 
Professora Vanúcia Moreira - Empreendedorismo
Vanúcia Moreira
 
Aula 02 - Empreendedorismo - Conceitos, Evolução Teorica e Teorias.pdf
mariabarbosa191
 
Aula 1 Empreendedorismo | C. Eduardo Concli
Carlos Eduardo Concli
 
Gestão empreendedorismo
Samira Magalhaes
 
Empreendedorismo
Viviane Martins Dos Reis
 
Introdução ao Empreendedorismo .pptx
DemetriusNarciso
 
O empreendedor e o empreendimento na área de estética
Federal University of Ceará
 
Tema 12 - Administração Empreendedora.pptx
ANAPAULASOARESRIBEIR2
 
Empreendedorismo Motivacao
geceli
 
Tid ii atual
Alice Soares
 
A1 - EMPREENDEDORISMO INTRODUCÃO AULA 1.pptx
ClaudinhaCristina
 
1 introdução ao empreendedorismo
Suelen Christine
 
Anúncio

Mais de Marines Adiers Alves Pereira (12)

DOCX
6 ano unidade 2.docx
Marines Adiers Alves Pereira
 
DOC
Experimentos 8 ano
Marines Adiers Alves Pereira
 
PDF
Movimento prova 9 ano
Marines Adiers Alves Pereira
 
PPS
Dinamica leis fundamentais
Marines Adiers Alves Pereira
 
PDF
9º Introdução á química_atividades
Marines Adiers Alves Pereira
 
PPT
Gleison e dejailton
Marines Adiers Alves Pereira
 
PPS
Yasmin,vinicius e tailton
Marines Adiers Alves Pereira
 
PPS
Hanseníase mais saúde
Marines Adiers Alves Pereira
 
PPS
Adrian e augusto hanse
Marines Adiers Alves Pereira
 
ODP
3 ano artes campo grande
Marines Adiers Alves Pereira
 
PPT
Historia da fisica
Marines Adiers Alves Pereira
 
6 ano unidade 2.docx
Marines Adiers Alves Pereira
 
Experimentos 8 ano
Marines Adiers Alves Pereira
 
Movimento prova 9 ano
Marines Adiers Alves Pereira
 
Dinamica leis fundamentais
Marines Adiers Alves Pereira
 
9º Introdução á química_atividades
Marines Adiers Alves Pereira
 
Gleison e dejailton
Marines Adiers Alves Pereira
 
Yasmin,vinicius e tailton
Marines Adiers Alves Pereira
 
Hanseníase mais saúde
Marines Adiers Alves Pereira
 
Adrian e augusto hanse
Marines Adiers Alves Pereira
 
3 ano artes campo grande
Marines Adiers Alves Pereira
 
Historia da fisica
Marines Adiers Alves Pereira
 

Último (20)

PPTX
MUNCK TREINAMENTO DE MAQUINAS PESADAS...
consultoriagestaosst
 
DOCX
MAPA – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO – 53_2025
Excellence Educacional
 
DOCX
Mapa da Nova Zelândia - Mapa dos Países do Mundo .docx
Doug Caesar
 
DOCX
Atividade Bandeira dos Países da Europa.docx
Doug Caesar
 
PDF
4-Curriculo-no-contexto-da-Formacao.447.pdf
HelcimarSilva1
 
PDF
Aula redação e leitura ................
VIVIANEMENDESSILVA
 
PDF
🩺 Ser Enfermeiro.pdfou médico ou outra coisa
biblioteca123
 
PDF
A festa de anos da avó.pdfe também dos netos
biblioteca123
 
DOCX
LP - 5º ANO - 2º BIMESTRE - PLANEJAMENTO BIMESTRAL 2025.docx
VivianeAlmeida284960
 
PDF
🧑Entrevista de trabalho.pdf para um lugar
biblioteca123
 
PDF
Matéria e Ambiente - BIOLOGIA - Terceiro Ano do Ens. Médio
islaineeli
 
PPTX
APRESENTAÇÃO DA ULA DE ARTES SOBRE PROCESSO DE CRIAÇÃO (1).pptx
PATRICIA OLIVEIRA
 
PPTX
Bandeira dos Países do Mundo África.pptx
Doug Caesar
 
PDF
Matemática - Explorando os números.
Mary Alvarenga
 
PDF
'Emoções Caixinha dos Sentimentos' .pdf para leitura
IolandaFerreiraLima
 
PDF
BIOLOGIA CELULAR - Biologia | Primeiro Ano Ens. Médio
islaineeli
 
DOCX
Mapa de Nauru - Mapa dos Países do Mundo
Doug Caesar
 
PDF
Regras do jogo: Rumo à Tectónica de Placas 1.0
Casa Ciências
 
PDF
Segurança no Trânsito - Educação para transformar
Jhonata49
 
PPTX
Slides Lição 4, CG, Pedro, A Epístola Da Esperança, 3Tr25.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
MUNCK TREINAMENTO DE MAQUINAS PESADAS...
consultoriagestaosst
 
MAPA – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO – 53_2025
Excellence Educacional
 
Mapa da Nova Zelândia - Mapa dos Países do Mundo .docx
Doug Caesar
 
Atividade Bandeira dos Países da Europa.docx
Doug Caesar
 
4-Curriculo-no-contexto-da-Formacao.447.pdf
HelcimarSilva1
 
Aula redação e leitura ................
VIVIANEMENDESSILVA
 
🩺 Ser Enfermeiro.pdfou médico ou outra coisa
biblioteca123
 
A festa de anos da avó.pdfe também dos netos
biblioteca123
 
LP - 5º ANO - 2º BIMESTRE - PLANEJAMENTO BIMESTRAL 2025.docx
VivianeAlmeida284960
 
🧑Entrevista de trabalho.pdf para um lugar
biblioteca123
 
Matéria e Ambiente - BIOLOGIA - Terceiro Ano do Ens. Médio
islaineeli
 
APRESENTAÇÃO DA ULA DE ARTES SOBRE PROCESSO DE CRIAÇÃO (1).pptx
PATRICIA OLIVEIRA
 
Bandeira dos Países do Mundo África.pptx
Doug Caesar
 
Matemática - Explorando os números.
Mary Alvarenga
 
'Emoções Caixinha dos Sentimentos' .pdf para leitura
IolandaFerreiraLima
 
BIOLOGIA CELULAR - Biologia | Primeiro Ano Ens. Médio
islaineeli
 
Mapa de Nauru - Mapa dos Países do Mundo
Doug Caesar
 
Regras do jogo: Rumo à Tectónica de Placas 1.0
Casa Ciências
 
Segurança no Trânsito - Educação para transformar
Jhonata49
 
Slides Lição 4, CG, Pedro, A Epístola Da Esperança, 3Tr25.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 

Empreendedorismo

  • 1. E.E. Profª. Ada Teixeira dos Santos Pereira Empreendedorismo Mostra cultural – outubro 2011
  • 2. O que é? Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele individuo que detém de uma forma especial, inovadora.
  • 3. Sua origem... O conceito "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio.
  • 4. Projetos... O projeto " Aveiro Empreendedor", hoje apresentado, pretende apoiar os "empreendedores por necessidade" que o aumento do desemprego está a gerar em número crescente, afirmou um representante de uma entidade promotora da iniciativa.
  • 5. Seu crescimento... Trata-se de um consenso entre pesquisadores e demais estudiosos que os empreendedores são a locomotiva do desenvolvimento econômico, os responsáveis pelas mudanças econômicas de qualquer país. O seu papel envolve muito mais do que apenas o aumento de produção e da renda per capita.
  • 6. Mitos.... 1 . Empreendedores nascem empreendedores.
  • 7. 2 . Empreendedores são apostadores .
  • 8. 3 . Empreendedores querem o show todo para eles.
  • 9. 4 . Empreendedores são 100% independentes e não prestam satisfação aos outros.
  • 10. 5 . Sem muito dinheiro é impossível começar um negócio.
  • 11. Verdades... 1 .Seguro de saúde é muito mais barato (e mais fácil de obter) do que você pensa.
  • 12. 2 . Novo não é necessariamente melhor.
  • 13. 3 .Os primeiros anos são cansativos.
  • 14. No Brasil... No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer.
  • 15. Como se tornar 1.... 1 .ESTABELEÇA METAS.
  • 16. 2 . PLANTE O SEU FUTRO AGORA.
  • 17. 3 .TOME A INICIATIVA.
  • 18. 4 .FIQUE NA BERLINDA.
  • 19. 5 .CONHEÇA SUA ORGANIZAÇÃO EM DETALHES.
  • 20. E.E. Prof°Ada Teixeira dos Santos Pereira Data:03 de Novembro de 2011. Alunas:Andressa n°04 Larissa n°27 3°ano Tema:Empreendedorismo
  • 22. Empreendedor - É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existir
  • 23. Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
  • 25. “ Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.
  • 26. Nas qualidades pessoais de um empreendedor destacam-se: iniciativa; visão; coragem; firmeza; decisão; atitude de respeito humano; capacidade de organização e direção.
  • 27. Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia. Buscam-se profissionais que desenvolveram novas habilidades e competências, com coragem de arriscar-se e de aceitar novos valores, descobrindo e transpondo seus limites. O futuro é cheio de incertezas, por isso, é preciso refletir sobre: habilidades pessoais e profissionais; criatividade; memória; comunicação; como enfrentar este século .
  • 29. * Caminho 1 (Auto-conhecimento): Espaço de sí estreito (Teoria X) versus. Espaço de sí amplo (Teoria Y). * Caminho 2 (Perfil do empreendedor): Comparação das características do empreendedor e da pessoa. * Caminho 3 (Aumento da criatividade): Dominar os processos internos para gerar inovação e criatividade.
  • 30. Empreendedorismo O conceito "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.
  • 31. Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.
  • 32.  
  • 33. Escola E. Prof. Ada Teixeira Dos Santos Pereira Alunas: Bruna Ferreira e Dayane Silva Nº: 06 e 12 Atividade de Literatura
  • 34. Empreendedorismo Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constrói tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
  • 35.  
  • 36. Bancos oferecem linhas especiais para empreendedores 13/04/2011 Da Agência SEBRAE de Notícias Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa já emprestaram R$ 83,6 milhões para empreendedores individuais Dilma Tavares Brasília - Empreendedores individuais que necessitam de crédito para expandir o negócio podem contar com algumas linhas de financiamento de bancos públicos para financiar máquinas, veículos e instalações próprias, com juros acessíveis. Juntos o Banco do Brasil, a Caixa e o Banco do Nordeste têm 680,6 mil clientes com o perfil desse público e já financiaram R$ 83,6 milhões.
  • 37.  
  • 38. Tratamento Diferenciado para a Micro e Pequena Empresa na Constituição Federal: "Art. 146. Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art. 239." "Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País." "Art. 179. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei."
  • 39.  
  • 40. Dos 20 empreendedores retratados nas próximas páginas, 13 são americanos. Quatro dos estrangeiros fizeram fama e fortuna nos Estados Unidos: os russos Louis Mayer, da MGM, e David Sarnoff, da RCA, o publicitário inglês David Ogilvy e o cubano Roberto Goizueta, da Coca-Cola. Os três restantes - Konosuke Matsushita, Akio Morita e Ei ji Toyoda - representam o milagre que transformou o Japão na segunda mais próspera economia capitalista do mundo.
  • 41. Em Empreendedorismo Os estudos na área do empreendedorismo mostram que as características do empreeendedor ou do espírito empreendedor, da indústria ou da instituição, não é um traço de personalidade. Para Meredith, Nelson e Nech (apud UFSC /LED 2000 p. 51) “ Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.
  • 42. Hoje você é o Funcionário e amanhã Você pode ser o seu Próprio patrão, E, Não precisa receber Ordem de ninguém, Só dar ordem para seus funcionários
  • 43.  
  • 44. Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
  • 45. é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.
  • 46. O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo.
  • 54. Técnicas: Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.
  • 55. Gerenciais: Incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle).
  • 56. Características pessoais: Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.
  • 57. Alunas: Lélia, Marta, Maria Cecília, Jozilei. 3º Ano A Professoras: Maria Socorro e Ednéia Literatura e Língua Inglesa EMPREENDEDORISMO
  • 58. Empreendedorismo na escola: que negócio é esse? O tema, tão relacionado ao campo da administração, está cada vez mais presente nas escolas. Natural. Desde a Educação Infantil, os alunos aprendem a ter autonomia e iniciativa, qualidades indispensáveis aos bons profissionais .
  • 59. Empreendedorismo é uma expressão que vem do mundo dos negócios. O termo, porém, tem tudo a ver com educação. Afinal, um dos objetivos da escola, desde a Educação Infantil, é formar alunos autônomos - é nessa fase que as crianças aprendem a ir ao banheiro sozinhas! Cabe aos professores desenvolver nos alunos um conjunto de competências que os tornem capazes de tomar decisões, traçar planos e organizar os recursos necessários para chegar ao sucesso. Hoje, muitas escolas estão dando a essa prática um novo sentido, mais voltado ao competitivo mundo do trabalho. A iniciativa tem tudo para dar certo.
  • 60.  
  • 61. Muitas das habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo da escolaridade são exigidas de um empreendedor ou de um profissional competente. Eles precisam saber superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios, exigir qualidade, planejar e estabelecer metas. Alunos que têm noções de empreendedorismo aprendem conceitos e conhecimentos que fazem parte do currículo e que mais tarde vão ajudá-los a entrar no mercado de trabalho sem depender das vagas de emprego, cada vez mais escassas. "Bons profissionais e líderes empresariais ou comunitários devem saber calcular riscos e enfrentar frustrações, além de ter autonomia para traçar metas", afirma Augusto de Franco, coordenador-geral da Agência de Educação para o Desenvolvimento (AED), programa público desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
  • 62. Aulas de Robótica, culinária, Ética, ecologia empreendedorismo. Em Busca da diferenciação, Escolas Particulares da Capital apostam nas Inovações pedagógicas e JÁ apimentam uma grade curricular tradicional com muitas dessas Disciplinas.
  • 63.  
  • 64.  
  • 65. Projeto Despertar/Sebrae realiza Feira do Jovem Empreendedor Alunos da Escola Escola Estadual Dom Joaquim de Almeida participam de Feira do Jovem Empreendedor,evento aberto à comunidade.   Feira marca protagonismo juvenil no empreendedorismo O Centro Social Urbano de Lins foi o cenário da Feira de Empreendedorismo, evento que mostra o resultado do esforço de cerca de mil crianças ao apresentar o que aprendeu em sala de aula.
  • 66.  
  • 67.  
  • 68. ESTUDIOSOS QUE ANALISAM O COMPORTAMENTO do empreendedor costumam listar características marcantes nas pessoas que se aventuram e iniciam um novo negócio: nunca se acomodar em uma posição de conforto; buscar desafios constantemente; enxergar oportunidades até em momentos de crise; saber analisar o ambiente no qual está inserido; ter sede de informações; pôr a mão na massa e construir uma boa rede de relacionamentos.
  • 69. Diante de tantas variáveis, cabe uma indagação: é possível aprender a ser empreendedor na escola? Desde 2007, um colégio paulistano tenta ajudar seus alunos a descobrir suas capacidades empreendedoras. É a Escola Internacional de Alphaville, na cidade de Barueri, São Paulo, a primeira no País a ministrar aulas de empreendedorismo para alunos do ensino médio. “Mas não falamos apenas de negócios”, diz Ricardo Chioccarello, diretor da escola, cuja mensalidade é de R$ 2,09 mil. “ Ensinamos o empreendedorismo voltado para a vida dos alunos como pautar as decisões baseadas em princípios e valores.” Além das aulas semanais, com módulos de economia, finanças e direito, os estudantes assistem a palestras com grandes executivos. Já passaram por lá profissionais como Michel Levy, o presidente da Microsoft. No último ano, eles criam um projeto de um negócio sustentável.
  • 70. A palavra Empreendedorismo geralmente é associada à capacidade de criar e gerir empresas, aproveitar oportunidades, ter sucesso, gerar emprego, renda e riqueza. Mas Empreendedorismo vai muito mais além do que tudo isso; pressupõe, acima de tudo, a realização do indivíduo por meio de atitudes de inquietação, ousadia e proatividade na sua relação com o mundo. Define-se também, como o tipo de comportamento que favorece a interferência criativa e realizadora no meio, em busca de um crescimento pessoal e coletivo, através do desenvolvimento da capacidade intelectual para investigar e solucionar problemas, tomar decisões, ter iniciativa e orientação inovadora, competências essas, cada vez mais exigidas na formação profissional e valorizadas no mundo do trabalho
  • 71. Empreendedorismo É o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.
  • 72. Empreendedores Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos.
  • 73. Empreendedores foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.
  • 74. Segundo Leite(2000), nas qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas, destacam-se:
  • 80. f) atitude de respeito humano;
  • 82. Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O QUE É EMPREENDEDORISMO?
  • 83.  
  • 84. O QUE É UM EMPREENDEDOR? O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
  • 85.  
  • 86. CARACTERISTICAS DE UM EMPREENDEDOR - Criatividade - Capacidade de organização e planejamento - Responsabilidade - Capacidade de liderança - Habilidade para trabalhar em equipe - Gosto pela área em que atua - Visão de futuro e coragem para assumir riscos - Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio - Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas) - Saber ouvir as pessoas - Facilidade de comunicação e expressão
  • 87. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
  • 88.  
  • 89. O conceito "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização. Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. A satisfação econômica é resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma.
  • 90.  
  • 91. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
  • 92.  
  • 93. O conceito "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização. A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
  • 94.  
  • 95. Empreendendorismo Empreendedorismo não e só fazer uma peque na ideia se trasformar em um grande sucesso mas sim ser capaz de ver em pequenos detalhes um grande futuro.
  • 96.  
  • 97. Empreendedorismo Cada um ecapaz defazer um pequeno negocio se transformar em um grande negocio.nao sosignifica só em ganhar dinheiro mas sim ganhar sonhos realisados.
  • 98. ' Seja capaz de criar seu próprio futuro
  • 99. Empreendedorismo Alunos Lucas Mateus N°33 Marcos Paulo N°34
  • 100. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial,inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.
  • 101. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constrói tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
  • 102. Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
  • 103. Os estudos na área do empreendedorismo mostram que as características do empreendedor ou do espírito empreendedor, da indústria ou da instituição, não é um traço de personalidade. Para Meredith, Nélson e Nech. “ Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos ”.
  • 104. - Assumir riscos - Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. - Aproveitar oportunidades - Tem que estar sempre atento e ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de negócio que o mercado oferece; - Conhecer o ramo - Quanto mais você dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão suas chances de êxito. Se você já tem experiência no setor, ótimo - Tomar decisões - Ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informado, analisar friamente a situação e avaliar as alternativas para poder escolher a solução mais adequada. - Ser independente - Precisa soltar as amarras e, sozinho, determinar seus próprios passos, abrir seus próprios caminhos, decidir o rumo de sua vida, enfim, ser seu próprio patrão; - Manter o otimismo - Nunca deixar de ter a esperança de ver seus projetos realizados, porque quem é bem informado conhece o chão que pisa e tem confiança em seu desempenho profissional. Principais Caracteristicas do Empreendedorismo
  • 105. E.E Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira Daniele Leão
  • 106. Nº 11 Thaís Rossi
  • 107. Nº47
  • 109. Definição: É o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos.
  • 110. “ Alguns homens vêm as coisas como são, e perguntam: “Por quê”? Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: "Por que não?" (Bernard Shaw)
  • 111. Para alguns, o sucesso dos negócios é pura sorte, mas para o empreendedor, é apenas o resultado de sua visão acompanhada de uma ação, pois todos os dias são feitos para se realizar algo.
  • 112. Não ficam reclamando do sol ou da chuva, pois estão ocupados em atingir o que planejaram para sua vida.
  • 113. Os obstáculos que surgem são retirados de sua frente com trabalho e garra, não servindo nunca como “desculpas” para afastá-lo de seus objetivos .
  • 114. O empreendedor acredita em si mesmo. E isso o faz arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.
  • 115. E aquele que souber como administrar da melhor forma seus negócios, sem medo de inovar e arriscar tudo numa criação, terá sucesso profissional.
  • 116. Fonte de informações Portal do empreendedor
  • 119. Allan Silva Aline Leandro Anielle Rayane Bruna Dayane Silva Carlos Dayane L. Lélia Marta Maria Cecília Jozilei Weslen Gabriella Jakson Kaio Lucas Mateus Marcos Paulo Thais Daniele Edna Euciene Fernanda Kelly ALUNOS 3º ano E.M.
  • 120. Orientados pelos professores: Profª. Maria Socorro Figueiredo Literatura Profª. Edineia Mariano Campos Inglês Profª. Marinês Adiers Alves Pereira STE – noturno