SlideShare uma empresa Scribd logo
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APRESENTADO AO CURSO: PROGRAMA DE INFORMÁTICA INTEGRADA-  PROINFO  INTEGRADO CENTRO DE ENSINO MÉDIO FÉLIX CAMOA PROFESSORAS: MARILENE P. GUIMARÃES, ROSILDE AIRES, EVANICE MATOS E ELIANA OLIVEIRA.
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTO NACIONAL OBJETIVO Proporcionar ao aluno a compreensão de que Educação Ambiental Escolar é um processo participativo, em que o educador orienta, e o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, tanto no ambiente escolar como na sociedade, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, desenvolvendo uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
COM BASE NESSE PROJETO O ALUNO DEVE COMPREENDER QUE: a ) A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o à analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.  b) Considerar que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital as demais espécies que existem no planeta merecem respeito. Manter a manutenção da biodiversidade é fundamental para a sobrevivência; c) Planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
d) Compreender que a escola é um   local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que na escola se faz ou  se diz ou se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. e) Considerar a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Com os conteúdos ambientais permeando as disciplinas de geografia, LEM- Inglês e Biologia do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares. d) A fundamentação teórico/prática dos projetos ocorrerá por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e saídas a campo. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a história da área para, enfim, conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais. Os conteúdos trabalhados serão necessários para o entendimento dos problemas e, a partir da coleta de dados, à elaboração de pequenos projetos de intervenção. Considerando a Educação Ambiental um processo contínuo e cíclico, o método utilizado pelo Projeto de Educação Ambiental Porto Nacional desenvolver ações que possibilitem os alunos a aprender na prática a preservar o meio ambiente.
PRINCÍPIOS GERAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ·Sensibilização: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico; ·Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais; ·Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista; ·Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema; · Cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.
PROPOSTAS DE TRABALHO: ·Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.); ·Levantamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas; ·Acompanhamento de projetos específicos nas escolas que serão desenvolvidos pelos professores (horta comunitária, reciclagem de lixo, bacia hidrográfica como unidade de estudo, trilhas ecológicas, plantio de árvores, recuperação de nascentes, etc...); ·Mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana do Meio Ambiente, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais; ·Realização de campanhas educativas utilizando os meios de comunicação disponíveis, imprensa falada e escrita, distribuição de panfletos, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental;
· Promover a integração entre as organizações que trabalham nas diversas dimensões da cidadania, com o objetivo de ampliar o conhecimento e efetivar a implementação dos direitos de cidadania no cotidiano da população. Com o intuito de levar às escolas e à comunidade o conhecimento necessário para a construção da cidadania serão envolvidos diferentes órgãos que asseguram os direitos e deveres de cada indivíduo na sociedade. Entre esses órgãos podemos citar, a Policia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária, etc. Serão trabalhados temas relacionados à melhoria da qualidade de vida da população, por exemplo:
.Lixo (redução, reutilização e reciclagem); .Lixo Hospitalar (destinação); ·Água (consumo, disperdício, poluição); ·Florestas (porque preservá-las?); ·Fogo (prevenção, efeitos negativos ao meio ambiente); ·Agrotóxicos (riscos para a saúde, danos ambientais); ·Caça ilegal; ·Respeito aos animais silvestres e domésticos; ·Drogas; ·DST – Doenças sexualmente transmissíveis; ·Segurança no trânsito; ·Respeito ao próximo; ·Noções de saúde (higiene, prevenção de doenças); ·Cidadania (direitos do cidadão), etc...
Ao implementar um projeto de educação para o ambiente, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem. Como o aluno irá aprender a propósito do ambiente, os conteúdos programáticos lecionados, tornar-se-ão uma das formas de tomada de consciência, tornando-se, mais agradáveis e de maior interesse para o aluno.
PARCERIAS: Centro de Ensino Médio Felix Camoa Prefeitura Municipal de Porto Nacional Diretoria Regional de Ensino Universidade Federal do Tocantins
RELATÓRIO   DE ATIVIDADES REFERENTE À SEMANA DO MEIO AMBIENTE Também realizamos outras atividades: ·Para iniciar os trabalhos com a escola elaboramos um questionário com o objetivo de fazer um levantamento ambiental das escolas, cada escola recebeu um questionário juntamente com um comunicado sobre o trabalho de Educação Ambiental que será desenvolvido no Centro de Ensino Médio Felix Camoa. ·Realizamos um levantamento na videoteca da escola, sobre os vídeos educativos que iremos utilizar. · Em uma breve reunião com a chefia da Vigilância Sanitária Municipal, discutimos sobre o recolhimento dos pneus, para sabermos mais verificamos com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente sobre o destino desses lixos. · Realizou-se uma reunião com  agentes de saúde no Centro de Ensino Médio Félix Camoa, a fim de repassar informações sobre algumas dificuldades que os mesmos encontram no seu trabalho, pois estão diretamente em contato com a população. Tiraram dúvidas sobre a questão do lixo depositado em terrenos baldios, pneus e outros assuntos para que eles possam esclarecer a comunidade de maneira mais clara e correta; · Visitamos o lixão para sabermos  como está sendo tratado o nosso lixo; ·Participamos de Seminários sobre Legislação Ambiental – Mata Ciliar, promovido pela Coordenadora de Currículo de geografia a senhora Eliana Oliveira.
ANEXO QUESTIONÁRIO – LEVANTAMENTO DO PERFIL AMBIENTAL DA ESCOLA Nome da escola CEM FELIX CAMOA Nome do diretor (a) Vita Fernandes Brito Dias   Tel. 33635311    01 -     Quantos professores atuam na escola? 23    02 -  Quantos alunos estão matriculados? 1002    03 - Quantos residem na zona rural? 24   04 - A escola desenvolve projetos na área ambiental? SIM ( x) Sim (   ) Não 05-  Quais são os projetos que estão sendo desenvolvidos atualmente? Recicly, Palestras de conscientização e preservação do meio ambiente. 06 -  Quantos professores estão envolvidos no desenvolvimento dos projetos? 03 07 -  Como é a participação e o envolvimento dos alunos nos projetos? Abraçaram a causa 08 -  Quais são as principais dificuldades encontradas pelos professores que desenvolvem  projetos? Falta de tempo, para melhor dedicação.
09 -  Os professores são incentivados e motivados para estarem desenvolvendo pequenos projetos ou atividades ambientais com seus alunos? Sim 10 - A escola possui área arborizada, horta, ou outros espaços que poderão ser utilizados para trabalhar Educação Ambiental? Sim 11 - Na escola existe o processo de separação do lixo produzido pela comunidade escolar? Esta em andamento a coleta seletiva. 12 - O que é feito com o lixo separado? Os orgânicos são usados como adubo, os recicláveis são separados para coleta e ou reciclados dentro da própria unidade escolar. 13 - Os professores realizam atividades com os alunos fora da escola? Sim. 14 - Quais são os principais locais utilizados pelos professores? Na orla, no lixão, estação de tratamento de água e esgoto, cerrado portuense e outros. 15 -  A escola realiza visitas a campo, para trabalhar a realidade local sobre as questões ambientais? SIM 16 -    Dos locais abaixo relacionados, assinale quais já foram visitados pelos alunos sob orientação dos professores. ( x ) Lago Tocantins ( x ) Visita a saneatins estação de tratamento ( x ) Coleta de lixo na orla da praia ( x ) Estudo dos animais em extinção no cerrado tocantinense ( x ) Impactos do lago (  x ) Nascentes do lago Tocantins  (  x ) Visita ao lixão ( aterro sanitário) ( x ) Ambiente Escolar ( x ) Queimadas do cerrado
RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTE AO MÊS DE JUNHO · Acompanhamento nas atividades de coleta e separação do lixo trazido pelos alunos; · Entrevista na rádio Tocantins sobre Legislação Ambiental;  ·Reunião com o Comandante do Corpo de Bombeiros para esclarecimento dos impactos e queimados em nosso estado; · Vistoria na área que poderão ser plantadas mudas de espécies nativas; · Palestra em nossa Unidade Escolar; · Divulgação do projeto “Lixo não perdido, Lucro garantido” na rádio Tocantins e no Jornal do Tocantins; ·Acompanhamos um grupo de alunos, onde os mesmos realizaram o plantio de mudas nativas; · Organização e coordenação do Ciclo de Palestras em comemoração à Semana do Meio Ambiente que foi realizado na primeira semana de junho. · Elaboração do panfleto sobre o projeto “RECICLY”; ·Reunião com o Secretario de Meio Ambiente para discutir sobre uma suposta Cooperativa dos catadores de lixo reciclável; ·Vistoria na “usina de reciclagem”; ·Visita nas escolas convidando-as para participarem do Ciclo de Palestras em comemoração à Semana do Meio Ambiente;
ANEXOS  Projeto: Horta na Escola Envolvidos alunos e funcionários da escola
Colaboradores : Alunos, professores, pais, funcionários, direção da Escola. Projeto: RECICLY
Consulte este site:   http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=6&Editoria=2& SubEditoria =3&Ver=1
 
 
 
 
  https ://docs.google.com/ leaf ?id=0B50OFc11y7MNZWNkYmMzMGMtYmViMi00NDc5LThjNDMtZGFjODc1Yjc4ODQw&hl= en   https ://docs.google.com/ leaf ?id=0B50OFc11y7MNNjZlNjE4NjUtM2M2Mi00MWZkLTk2ODQtMzJmODg0NGE5NjEx&hl= en   https ://docs.google.com/ leaf ?id=0B50OFc11y7MNZWNkYmMzMGMtYmViMi00NDc5LThjNDMtZGFjODc1Yjc4ODQw&hl= en

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (20)

PPTX
Projeto Educação Ambiental
Adilson P Motta Motta
 
PDF
Tcc - A Educação Ambiental dentro das disciplinas curriculares
zbraz
 
PDF
Projeto Brincar e Descobrir como Preservar o Ambiente. UNEB - 2012 - Claudiné...
Claudinéia Barbosa
 
PPTX
Proposta projeto escola verde versão final
Ana Paula Motta
 
PPSX
Escolas sustentáveis construindo o futuro da educação
Francisco Romanelli
 
PPT
Projeto Educação Ambiental Na Escola
Eliana Olegario
 
PDF
Sustentabilidade como tema de práticas pedagógicas na escola estadual de educ...
bio_fecli
 
PDF
CONCIENTIZAÇÃO SOBRE A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E ORGÂNICOS NO MEIO AMBIEN...
cefaprodematupa
 
PDF
Educação Ambiental - TCC Modulo I - Projeto Curumim
Senac
 
PDF
Bicastiradentes meioambiente reciclagem
temastransversais
 
PDF
Artigo educação ambiental(1)
Lara Sossai Correa da Costa
 
PPTX
Atividades para o Mês do Meio Ambiente
Glauber Eduardo Aragon Pereira
 
PDF
Educação Ambiental: uma experiência de escola sustentável e Com-Vida
ADILSON RIBEIRO DE ARAUJO
 
PDF
Matematica e o meio ambiente
Nívia Sales
 
PDF
A educação ambiental em um projeto social e as relações com a Interdisciplina...
UFPB
 
PDF
Projetos de educação ambiental e seu desenvolvimento na escola pública conce...
Marcos Vinícius Ferreira Vilela
 
PDF
Pnes glauce
NEAGERED
 
PPS
Projeto Meio Ambiente
angelavbecker
 
PPT
Praticas na oficina de Meio Ambiente
Mirian Grasiela Benevides
 
PPT
Portifólio semedpcte2011 2
ALICEDAVIZ
 
Projeto Educação Ambiental
Adilson P Motta Motta
 
Tcc - A Educação Ambiental dentro das disciplinas curriculares
zbraz
 
Projeto Brincar e Descobrir como Preservar o Ambiente. UNEB - 2012 - Claudiné...
Claudinéia Barbosa
 
Proposta projeto escola verde versão final
Ana Paula Motta
 
Escolas sustentáveis construindo o futuro da educação
Francisco Romanelli
 
Projeto Educação Ambiental Na Escola
Eliana Olegario
 
Sustentabilidade como tema de práticas pedagógicas na escola estadual de educ...
bio_fecli
 
CONCIENTIZAÇÃO SOBRE A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E ORGÂNICOS NO MEIO AMBIEN...
cefaprodematupa
 
Educação Ambiental - TCC Modulo I - Projeto Curumim
Senac
 
Bicastiradentes meioambiente reciclagem
temastransversais
 
Artigo educação ambiental(1)
Lara Sossai Correa da Costa
 
Atividades para o Mês do Meio Ambiente
Glauber Eduardo Aragon Pereira
 
Educação Ambiental: uma experiência de escola sustentável e Com-Vida
ADILSON RIBEIRO DE ARAUJO
 
Matematica e o meio ambiente
Nívia Sales
 
A educação ambiental em um projeto social e as relações com a Interdisciplina...
UFPB
 
Projetos de educação ambiental e seu desenvolvimento na escola pública conce...
Marcos Vinícius Ferreira Vilela
 
Pnes glauce
NEAGERED
 
Projeto Meio Ambiente
angelavbecker
 
Praticas na oficina de Meio Ambiente
Mirian Grasiela Benevides
 
Portifólio semedpcte2011 2
ALICEDAVIZ
 

Semelhante a Socializando experiencia com projeto (20)

PPT
Projeto Meio Ambiente
Denise Nunes Ramos Antunes
 
PPT
3 O Papel Da EducaçãO Ambiental Na TransformaçãO Do Modelo De Sociedade Qu...
Formação FURB
 
DOCX
Pre projeto ufrr
Flavia Costa
 
PDF
4403 14375-1-pb
Andréa Torres
 
PPT
Apres educ ambiental comite 2010
Movimento Verde
 
PDF
Projeto programa educacao ambiental. bom jardim ma
Adilson P Motta Motta
 
PPTX
Faculdade zacarias de góes fazag (2)
elaniasf
 
DOCX
Lixo que vira vida
Nana CBrito
 
DOC
Projeto Meio Ambiente - SESC Ler Goiana 2016
Anderson Ramos
 
PDF
Apostila iv conferência infatojuvenil pelo meio ambiente
Taciano Gonçalves
 
PDF
17 projeto escola limpa
juniorfuleragem
 
PDF
Pedagogia de Projetos em Ciências
Universidade Federal do Ceará - UFCE
 
PDF
Curso ea e residuos solidos artigo
Centro Rural Crea Drkok
 
PDF
Diagnóstico ambiental de uma instituição de ensino superior
Marisa Correia
 
DOC
Trabalho educacao ambiental
Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
PDF
Horta Pedagógica
Alexandra Machado Costa
 
PDF
Ed amb formal_e_nao_formal-aula-02
Lunna01
 
PPTX
Boa esperança.santa rita meio ambiente 2.ppt
temastransversais
 
PPTX
Educação ambiental
anamariacostadias
 
PPTX
Educação ambiental
anamariacostadias
 
Projeto Meio Ambiente
Denise Nunes Ramos Antunes
 
3 O Papel Da EducaçãO Ambiental Na TransformaçãO Do Modelo De Sociedade Qu...
Formação FURB
 
Pre projeto ufrr
Flavia Costa
 
4403 14375-1-pb
Andréa Torres
 
Apres educ ambiental comite 2010
Movimento Verde
 
Projeto programa educacao ambiental. bom jardim ma
Adilson P Motta Motta
 
Faculdade zacarias de góes fazag (2)
elaniasf
 
Lixo que vira vida
Nana CBrito
 
Projeto Meio Ambiente - SESC Ler Goiana 2016
Anderson Ramos
 
Apostila iv conferência infatojuvenil pelo meio ambiente
Taciano Gonçalves
 
17 projeto escola limpa
juniorfuleragem
 
Pedagogia de Projetos em Ciências
Universidade Federal do Ceará - UFCE
 
Curso ea e residuos solidos artigo
Centro Rural Crea Drkok
 
Diagnóstico ambiental de uma instituição de ensino superior
Marisa Correia
 
Trabalho educacao ambiental
Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Horta Pedagógica
Alexandra Machado Costa
 
Ed amb formal_e_nao_formal-aula-02
Lunna01
 
Boa esperança.santa rita meio ambiente 2.ppt
temastransversais
 
Educação ambiental
anamariacostadias
 
Educação ambiental
anamariacostadias
 
Anúncio

Mais de Elianacapimdourado (7)

PPT
Apresentação2
Elianacapimdourado
 
DOC
Ativ 3 1_socializa_pitec_elianaosa
Elianacapimdourado
 
PPT
Socializando experiencia com projeto
Elianacapimdourado
 
PPT
Unidade 3 aula_em_powerpoint_eliana
Elianacapimdourado
 
PPS
Sacos plásticos projetos profuncionario
Elianacapimdourado
 
PPT
Tecnologia na DRE
Elianacapimdourado
 
PPT
Tecnologia na DRE
Elianacapimdourado
 
Apresentação2
Elianacapimdourado
 
Ativ 3 1_socializa_pitec_elianaosa
Elianacapimdourado
 
Socializando experiencia com projeto
Elianacapimdourado
 
Unidade 3 aula_em_powerpoint_eliana
Elianacapimdourado
 
Sacos plásticos projetos profuncionario
Elianacapimdourado
 
Tecnologia na DRE
Elianacapimdourado
 
Tecnologia na DRE
Elianacapimdourado
 
Anúncio

Último (20)

PDF
Multiplicação - Tabuada de 2 e 3.
Mary Alvarenga
 
PDF
Fui_a_Serenata_Monumental_a_Coimbra..pdf
biblioteca123
 
PDF
A festa de anos da avó.pdfe também dos netos
biblioteca123
 
PPTX
Slides Lição 5, CPAD, Uma Igreja Cheia de Amor, 3Tr25.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
PDF
🎨 DiálogoGraça Morais.pdfartista plástica
biblioteca123
 
DOCX
MAPA – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO – 53_2025
Excellence Educacional
 
DOCX
Mapa da Oceania - Países e Dependências.docx
Doug Caesar
 
PDF
OUTONO EM VERSOS - Poesias, Poetrix e Acróstico
elvandroburity
 
PPTX
APRESENTAÇÃO DA ULA DE ARTES SOBRE PROCESSO DE CRIAÇÃO (1).pptx
PATRICIA OLIVEIRA
 
PDF
Ficha de trabalho B1.pdf25 de abril de 74
biblioteca123
 
PDF
Material de odontologia, para estudantes da área de radiologia em busca de co...
EltonSantiago7
 
PDF
4-Curriculo-no-contexto-da-Formacao.447.pdf
HelcimarSilva1
 
PDF
🩺 Ser Enfermeiro.pdfou médico ou outra coisa
biblioteca123
 
PDF
🎉Uma Noite Inesquecível no São João do Porto.pdf
biblioteca123
 
PDF
DiálogoRedes sociais.pdfinstagram, tik tok
biblioteca123
 
PDF
Como nasceu Portugal.pdf e os portugueses
biblioteca123
 
PDF
O sonho do campo.pdf, com animais e pessoas
biblioteca123
 
DOCX
Mapa Histórico da Oceania Impérios e Reinos .docx
Doug Caesar
 
PDF
Almanach Trivulzio, 2025: Guia Genealógico da Casa Principesca de Trivulzio G...
principeandregalli
 
DOCX
Mapa da Austrália - Mapa dos Países do Mundo.docx
Doug Caesar
 
Multiplicação - Tabuada de 2 e 3.
Mary Alvarenga
 
Fui_a_Serenata_Monumental_a_Coimbra..pdf
biblioteca123
 
A festa de anos da avó.pdfe também dos netos
biblioteca123
 
Slides Lição 5, CPAD, Uma Igreja Cheia de Amor, 3Tr25.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
🎨 DiálogoGraça Morais.pdfartista plástica
biblioteca123
 
MAPA – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO – 53_2025
Excellence Educacional
 
Mapa da Oceania - Países e Dependências.docx
Doug Caesar
 
OUTONO EM VERSOS - Poesias, Poetrix e Acróstico
elvandroburity
 
APRESENTAÇÃO DA ULA DE ARTES SOBRE PROCESSO DE CRIAÇÃO (1).pptx
PATRICIA OLIVEIRA
 
Ficha de trabalho B1.pdf25 de abril de 74
biblioteca123
 
Material de odontologia, para estudantes da área de radiologia em busca de co...
EltonSantiago7
 
4-Curriculo-no-contexto-da-Formacao.447.pdf
HelcimarSilva1
 
🩺 Ser Enfermeiro.pdfou médico ou outra coisa
biblioteca123
 
🎉Uma Noite Inesquecível no São João do Porto.pdf
biblioteca123
 
DiálogoRedes sociais.pdfinstagram, tik tok
biblioteca123
 
Como nasceu Portugal.pdf e os portugueses
biblioteca123
 
O sonho do campo.pdf, com animais e pessoas
biblioteca123
 
Mapa Histórico da Oceania Impérios e Reinos .docx
Doug Caesar
 
Almanach Trivulzio, 2025: Guia Genealógico da Casa Principesca de Trivulzio G...
principeandregalli
 
Mapa da Austrália - Mapa dos Países do Mundo.docx
Doug Caesar
 

Socializando experiencia com projeto

  • 1. PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APRESENTADO AO CURSO: PROGRAMA DE INFORMÁTICA INTEGRADA- PROINFO INTEGRADO CENTRO DE ENSINO MÉDIO FÉLIX CAMOA PROFESSORAS: MARILENE P. GUIMARÃES, ROSILDE AIRES, EVANICE MATOS E ELIANA OLIVEIRA.
  • 2. MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
  • 3. PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTO NACIONAL OBJETIVO Proporcionar ao aluno a compreensão de que Educação Ambiental Escolar é um processo participativo, em que o educador orienta, e o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, tanto no ambiente escolar como na sociedade, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, desenvolvendo uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
  • 4. COM BASE NESSE PROJETO O ALUNO DEVE COMPREENDER QUE: a ) A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o à analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. b) Considerar que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital as demais espécies que existem no planeta merecem respeito. Manter a manutenção da biodiversidade é fundamental para a sobrevivência; c) Planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
  • 5. d) Compreender que a escola é um local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que na escola se faz ou se diz ou se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. e) Considerar a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
  • 6. Com os conteúdos ambientais permeando as disciplinas de geografia, LEM- Inglês e Biologia do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares. d) A fundamentação teórico/prática dos projetos ocorrerá por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e saídas a campo. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a história da área para, enfim, conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais. Os conteúdos trabalhados serão necessários para o entendimento dos problemas e, a partir da coleta de dados, à elaboração de pequenos projetos de intervenção. Considerando a Educação Ambiental um processo contínuo e cíclico, o método utilizado pelo Projeto de Educação Ambiental Porto Nacional desenvolver ações que possibilitem os alunos a aprender na prática a preservar o meio ambiente.
  • 7. PRINCÍPIOS GERAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ·Sensibilização: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico; ·Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais; ·Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista; ·Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema; · Cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.
  • 8. PROPOSTAS DE TRABALHO: ·Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.); ·Levantamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas; ·Acompanhamento de projetos específicos nas escolas que serão desenvolvidos pelos professores (horta comunitária, reciclagem de lixo, bacia hidrográfica como unidade de estudo, trilhas ecológicas, plantio de árvores, recuperação de nascentes, etc...); ·Mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana do Meio Ambiente, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais; ·Realização de campanhas educativas utilizando os meios de comunicação disponíveis, imprensa falada e escrita, distribuição de panfletos, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental;
  • 9. · Promover a integração entre as organizações que trabalham nas diversas dimensões da cidadania, com o objetivo de ampliar o conhecimento e efetivar a implementação dos direitos de cidadania no cotidiano da população. Com o intuito de levar às escolas e à comunidade o conhecimento necessário para a construção da cidadania serão envolvidos diferentes órgãos que asseguram os direitos e deveres de cada indivíduo na sociedade. Entre esses órgãos podemos citar, a Policia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária, etc. Serão trabalhados temas relacionados à melhoria da qualidade de vida da população, por exemplo:
  • 10. .Lixo (redução, reutilização e reciclagem); .Lixo Hospitalar (destinação); ·Água (consumo, disperdício, poluição); ·Florestas (porque preservá-las?); ·Fogo (prevenção, efeitos negativos ao meio ambiente); ·Agrotóxicos (riscos para a saúde, danos ambientais); ·Caça ilegal; ·Respeito aos animais silvestres e domésticos; ·Drogas; ·DST – Doenças sexualmente transmissíveis; ·Segurança no trânsito; ·Respeito ao próximo; ·Noções de saúde (higiene, prevenção de doenças); ·Cidadania (direitos do cidadão), etc...
  • 11. Ao implementar um projeto de educação para o ambiente, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem. Como o aluno irá aprender a propósito do ambiente, os conteúdos programáticos lecionados, tornar-se-ão uma das formas de tomada de consciência, tornando-se, mais agradáveis e de maior interesse para o aluno.
  • 12. PARCERIAS: Centro de Ensino Médio Felix Camoa Prefeitura Municipal de Porto Nacional Diretoria Regional de Ensino Universidade Federal do Tocantins
  • 13. RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTE À SEMANA DO MEIO AMBIENTE Também realizamos outras atividades: ·Para iniciar os trabalhos com a escola elaboramos um questionário com o objetivo de fazer um levantamento ambiental das escolas, cada escola recebeu um questionário juntamente com um comunicado sobre o trabalho de Educação Ambiental que será desenvolvido no Centro de Ensino Médio Felix Camoa. ·Realizamos um levantamento na videoteca da escola, sobre os vídeos educativos que iremos utilizar. · Em uma breve reunião com a chefia da Vigilância Sanitária Municipal, discutimos sobre o recolhimento dos pneus, para sabermos mais verificamos com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente sobre o destino desses lixos. · Realizou-se uma reunião com agentes de saúde no Centro de Ensino Médio Félix Camoa, a fim de repassar informações sobre algumas dificuldades que os mesmos encontram no seu trabalho, pois estão diretamente em contato com a população. Tiraram dúvidas sobre a questão do lixo depositado em terrenos baldios, pneus e outros assuntos para que eles possam esclarecer a comunidade de maneira mais clara e correta; · Visitamos o lixão para sabermos como está sendo tratado o nosso lixo; ·Participamos de Seminários sobre Legislação Ambiental – Mata Ciliar, promovido pela Coordenadora de Currículo de geografia a senhora Eliana Oliveira.
  • 14. ANEXO QUESTIONÁRIO – LEVANTAMENTO DO PERFIL AMBIENTAL DA ESCOLA Nome da escola CEM FELIX CAMOA Nome do diretor (a) Vita Fernandes Brito Dias   Tel. 33635311    01 -     Quantos professores atuam na escola? 23    02 -  Quantos alunos estão matriculados? 1002    03 - Quantos residem na zona rural? 24   04 - A escola desenvolve projetos na área ambiental? SIM ( x) Sim (   ) Não 05-  Quais são os projetos que estão sendo desenvolvidos atualmente? Recicly, Palestras de conscientização e preservação do meio ambiente. 06 -  Quantos professores estão envolvidos no desenvolvimento dos projetos? 03 07 -  Como é a participação e o envolvimento dos alunos nos projetos? Abraçaram a causa 08 -  Quais são as principais dificuldades encontradas pelos professores que desenvolvem projetos? Falta de tempo, para melhor dedicação.
  • 15. 09 -  Os professores são incentivados e motivados para estarem desenvolvendo pequenos projetos ou atividades ambientais com seus alunos? Sim 10 - A escola possui área arborizada, horta, ou outros espaços que poderão ser utilizados para trabalhar Educação Ambiental? Sim 11 - Na escola existe o processo de separação do lixo produzido pela comunidade escolar? Esta em andamento a coleta seletiva. 12 - O que é feito com o lixo separado? Os orgânicos são usados como adubo, os recicláveis são separados para coleta e ou reciclados dentro da própria unidade escolar. 13 - Os professores realizam atividades com os alunos fora da escola? Sim. 14 - Quais são os principais locais utilizados pelos professores? Na orla, no lixão, estação de tratamento de água e esgoto, cerrado portuense e outros. 15 -  A escola realiza visitas a campo, para trabalhar a realidade local sobre as questões ambientais? SIM 16 -    Dos locais abaixo relacionados, assinale quais já foram visitados pelos alunos sob orientação dos professores. ( x ) Lago Tocantins ( x ) Visita a saneatins estação de tratamento ( x ) Coleta de lixo na orla da praia ( x ) Estudo dos animais em extinção no cerrado tocantinense ( x ) Impactos do lago (  x ) Nascentes do lago Tocantins (  x ) Visita ao lixão ( aterro sanitário) ( x ) Ambiente Escolar ( x ) Queimadas do cerrado
  • 16. RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTE AO MÊS DE JUNHO · Acompanhamento nas atividades de coleta e separação do lixo trazido pelos alunos; · Entrevista na rádio Tocantins sobre Legislação Ambiental; ·Reunião com o Comandante do Corpo de Bombeiros para esclarecimento dos impactos e queimados em nosso estado; · Vistoria na área que poderão ser plantadas mudas de espécies nativas; · Palestra em nossa Unidade Escolar; · Divulgação do projeto “Lixo não perdido, Lucro garantido” na rádio Tocantins e no Jornal do Tocantins; ·Acompanhamos um grupo de alunos, onde os mesmos realizaram o plantio de mudas nativas; · Organização e coordenação do Ciclo de Palestras em comemoração à Semana do Meio Ambiente que foi realizado na primeira semana de junho. · Elaboração do panfleto sobre o projeto “RECICLY”; ·Reunião com o Secretario de Meio Ambiente para discutir sobre uma suposta Cooperativa dos catadores de lixo reciclável; ·Vistoria na “usina de reciclagem”; ·Visita nas escolas convidando-as para participarem do Ciclo de Palestras em comemoração à Semana do Meio Ambiente;
  • 17. ANEXOS Projeto: Horta na Escola Envolvidos alunos e funcionários da escola
  • 18. Colaboradores : Alunos, professores, pais, funcionários, direção da Escola. Projeto: RECICLY
  • 19. Consulte este site:   http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=6&Editoria=2& SubEditoria =3&Ver=1
  • 20.  
  • 21.  
  • 22.  
  • 23.  
  • 24. https ://docs.google.com/ leaf ?id=0B50OFc11y7MNZWNkYmMzMGMtYmViMi00NDc5LThjNDMtZGFjODc1Yjc4ODQw&hl= en https ://docs.google.com/ leaf ?id=0B50OFc11y7MNNjZlNjE4NjUtM2M2Mi00MWZkLTk2ODQtMzJmODg0NGE5NjEx&hl= en https ://docs.google.com/ leaf ?id=0B50OFc11y7MNZWNkYmMzMGMtYmViMi00NDc5LThjNDMtZGFjODc1Yjc4ODQw&hl= en