SlideShare uma empresa Scribd logo
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE PAUTA MANHÃ LEITURA FEITA PELA FORMADORA ORIENTAÇÃO DE APLICAÇÃO DO SARESP 4ª SÉRIE ORGANIZAÇÃO, POR PROXIMIDADE DE ESCOLA, DA ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES APLICADORES SOCIALIZAÇÃO TARDE GÊNERO DA REDAÇÃO ANÁLISE DAS REDAÇÕES SOCIALIZAÇÃO DEFINIÇÃO/ESCLARECIMENTO DOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE ANTES DO DIA DA APLICAÇÃO O PROFESSOR APLICADOR DEVERÁ TER FEITO SUA INSCRIÇÃO NO S.I.A. (SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO); VERIFICAR NO E-MAIL PESSOAL AS DATAS, A ESCOLA E O HORÁRIO DE APLICAÇÃO DAS PROVAS; PARTICIPAR DO PROCESSO DE TREINAMENTO PARA EXERCER AS ATIVIDADES DE PROFESSOR APLICADOR; ESTUDAR CUIDADOSAMENTE OS PROCEDIMENTOS PARA APLICAÇÃO DAS PROVAS CONTIDOS NESTE MANUAL; ASSISTIR AO VÍDEO INSTRUCIONAL SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO DAS PROVAS.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE NO DIA DA APLICAÇÃO ESTAR DE  POSSE DO MANUAL DO APLICADOR; COMPARECER À ESCOLA  ONDE REALIZARÁ A APLICAÇÃO  COM 1 (UMA) HORA DE  ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DAS AULAS PARA: MOSTRAR A CARTA DE APRESENTAÇÃO  AO DIRETOR DA ESCOLA;  ASSINAR O TERMO DE COMPROMISSO  – UM PARA CADA DIA DA APLICAÇÃO; RECEBER DO DIRETOR O MATERIAL DESTINADO À APLICAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE MATERIAIS QUE O PROFESSOR RECEBERÁ DO DIRETOR DA ESCOLA NO DIA DA APLICAÇÃO (VER PG 8 DO MANUAL)
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE MATERIAL PARA APLICAÇÃO: 1º DIA DE APLICAÇÃO – 10/11/2009 CADERNO DE PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CADERNO DE REDAÇÃO LISTA DE PRESENÇA DOS ALUNOS (ANEXO II) FORMULÁRIO DE CONTROLE DE APLICAÇÃO (ANEXO III)
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE 2º DIA DE APLICAÇÃO – 11/11/2009 CADERNO DE PROVA DE MATEMÁTICA CADERNO DE PROVA DE MATEMÁTICA COM QUESTÕES ABERTAS (ESSES CADERNOS SERÃO ENVIADOS APENAS PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS COM TURMAS SORTEADAS PARA A COMPOSIÇÃO DA AMOSTRA) LISTA DE PRESENÇA DOS ALUNOS FORMULÁRIO DE CONTROLE DE APLICAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE HAVERÁ DUAS PROVAS RESERVAS SEM PRÉ-IDENTIFICAÇÃO. ELAS PODERÃO SER UTILIZADAS QUANDO O NÚMERO DE ALUNOS EXCEDER O QUANTITATIVO PREVISTO.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE IMPORTANTE EM HIPÓTESE ALGUMA PODERÃO SER UTILIZADAS PROVAS PRÉ-IDENTIFICADAS DE ALUNOS QUE FALTARAM NO DIA DA APLICAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE I NO CADERNO DE PROVA ESTARÁ GRAMPEADA A FOLHA DE RESPOSTAS QUE CONTÉM DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: ALUNO, TURMA, TURNO, ESCOLA, MUNICÍPIO, DE, REDE DE ENSINO, O SEQUENCIAL DE IDENTIFICAÇÃO DO CADERNO E OS CAMPOS PARA MARCAÇÃO DAS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES DA PROVA.  IMPORTANTE
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE INICIANDO A APLICAÇÃO DAS PROVAS... CUMPRIMENTAR OS ALUNOS, APRESENTAR-SE E EXPLICAR A ELES QUE FARÃO UMA PROVA (MENCIONAR A DISCIPLINA) QUE IRÁ CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA.  (VER PG 11 E 12 DO MANUAL DO APLICADOR)
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE APLICAÇÃO DAS PROVAS DAR INÍCIO À ATIVIDADE ENTREGA DA PROVA: ENTREGAR AS FOLHAS DE RESPOSTAS JUNTAMENTE COM OS CADERNOS DE PROVA CHAMANDO OS ALUNOS PELO NOME DE ACORDO COM A LISTA DE PRESENÇA; CASO HAJA ALGUM ALUNO NA SALA, CUJO NOME NÃO SE ENCONTRA NA LISTA DE PRESENÇA, UTILIZE A FOLHA DE RESPOSTA JUNTAMENTE COM O CADERNO DE PROVA RESERVA.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE ATENÇÃO PARA CADA TURMA HAVERÁ 2 (DUAS) FOLHAS DE RESPOSTAS JUNTAMENTE COM OS CADERNOS DE PROVA RESERVA. O CAMPO DESTINADO AO PREENCHIMENTO DO NOME DO ALUNO NA FOLHA DE RESPOSTA RESERVA ESTARÁ EM BRANCO.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE PEÇA AOS ALUNOS PARA COLOCAREM OS NOMES NOS CADERNOS DE PROVA E NA PROVA DE REDAÇÃO IMPORTANTE
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE MODELO NOME DO ALUNO _____________________________________ NOME DA ESCOLA _____________________________________ TURMA _____________________________________
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE CONTROLE DO TEMPO PARA A EXECUÇÃO DAS PROVAS (VER PG 14 DO MANUAL DO APLICADOR)
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS EXPLICAR AOS ALUNOS QUE AS RESPOSTAS DEVEM SER TRANSCRITAS PARA A FOLHA DE RESPOSTAS; TREINAR COM OS ALUNOS COMO MARCAR AS RESPOSTAS NA FOLHA DE RESPOSTAS. PARA TAL, PEÇA AOS ALUNOS QUE RESOLVAM AS QUESTÕES DOS EXEMPLOS 1 E 2 QUE SE ENCONTRAM NO VERSO DA FOLHA E, EM SEGUIDA, ORIENTE-OS NA MARCAÇÃO DOS CAMPOS ESPECÍFICOS .
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE O PROFESSOR DEVERÁ: CIRCULAR ENTRE AS CARTEIRAS PARA VERIFICAR SE OS ALUNOS PREENCHERAM O CAMPO CORRETAMENTE. CASO ALGUM ALUNO TENHA ENCONTRADO DIFICULDADE NA TRANSIÇÃO DAS RESPOSTAS, O PROFESSOR DEVERÁ EXPLICAR NOVAMENTE.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE DURANTE A APLICAÇÃO: QUANDO O ALUNO SE AUSENTAR DA SALA DA PROVA: COMO PROCEDER NESTE CASO:
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE CONCLUINDO A APLICAÇÃO (VER PG 18 DO MANUAL DO APLICADOR)
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE VÍDEO INSTRUCIONAL SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE MOMENTO DO CAFÉ...
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE ATIVIDADE EM GRUPO... POR PROXIMIDADE DE ESCOLAS, ORGANIZAR UMA REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES APLICADORES.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE SOCIALIZAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES ...
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE HORA DO ALMOÇO...
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE TARDE RELATO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE TEMA DA REDAÇÃO: RELATO No  agrupamento Relatar  estão os gêneros relacionados com a memória e a experiências de vida, como memórias literárias, diários íntimos, diários de bordo, depoimentos, reportagens, relatos históricos, biografias e outros semelhantes. Nas situações de produção desses gêneros está a necessidade de contar alguma coisa que realmente ocorreu, o que torna os relatos diferentes das narrativas, que são ficcionais.  SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. & colaboradores.  Gêneros orais e escritos na escola . Trad. e org. de Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE Segundo Kátia Lomba Bräkling, os gêneros do discurso são um elemento fundamental no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE Ainda segundo a autora, [.....] saber selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer suas características , para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Quanto mais se sabe sobre esse gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE COMPREENDENDO ... O contexto de produção não é mero recurso auxiliar de recuperação de sentido, mas determinante do texto .
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE Considerar a superestrutura é insuficiente para caracterizar um gênero. Os conteúdos dizíveis por um texto o identificam como pertencentes a um determinado gênero. KATIA LOMBA BRAKLING – 2.008
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE ANÁLISE DE RELATOS... EM GRUPOS ANALISAR OS RELATOS; SOCIALIZAÇÃO SEGUINDO O CRITÉRIO DE CORREÇÃO DO SARESP / 2009
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (6)

PDF
Pqd manual
Thoth Nine
 
PDF
Doc6 relatorio avaliação 3 p dep línguas
mfcpestana
 
PDF
Edital de seleção Pibid-Ufal setembro de 2012
Pibid Letras Português Ufal
 
PPT
Informação Provas de 9.º ano 14 15
Escola Básica 2 3 do Caniço
 
PDF
Resolução 04 2013 regulamento estágio curricular supervisionado
Fabione Gomes
 
Pqd manual
Thoth Nine
 
Doc6 relatorio avaliação 3 p dep línguas
mfcpestana
 
Edital de seleção Pibid-Ufal setembro de 2012
Pibid Letras Português Ufal
 
Informação Provas de 9.º ano 14 15
Escola Básica 2 3 do Caniço
 
Resolução 04 2013 regulamento estágio curricular supervisionado
Fabione Gomes
 

Destaque (10)

PDF
Saresp 2010
Roseli Aparecida Tavares
 
PDF
Prova Comentada Agente Polícia Federal (2014)
Estratégia Concursos
 
PDF
Saresp 2010
Vanessa Meira
 
PDF
Saresp2010
Janete Federico
 
PDF
Saresp 2010
matematicajundiai
 
DOCX
Simulado de português 2014 5ºANO
CASA-FACEBOOK-INSTAGRAM
 
PPT
Saresp 2010 apresentacao[1]
matematicajundiai
 
PDF
Provas com cdescritores para teste matematica e portugues
Aryadne Alves
 
PDF
LINGUA PORTUGUESA CADERNO DE ATIVIDADE 5º ANO_3º_e_4º_BIMESTRE-PAIC+
orientadoresdeestudopaic
 
PDF
Leitura e interpretacao_de_textos
Marcos Ataide
 
Prova Comentada Agente Polícia Federal (2014)
Estratégia Concursos
 
Saresp 2010
Vanessa Meira
 
Saresp2010
Janete Federico
 
Saresp 2010
matematicajundiai
 
Simulado de português 2014 5ºANO
CASA-FACEBOOK-INSTAGRAM
 
Saresp 2010 apresentacao[1]
matematicajundiai
 
Provas com cdescritores para teste matematica e portugues
Aryadne Alves
 
LINGUA PORTUGUESA CADERNO DE ATIVIDADE 5º ANO_3º_e_4º_BIMESTRE-PAIC+
orientadoresdeestudopaic
 
Leitura e interpretacao_de_textos
Marcos Ataide
 
Anúncio

Semelhante a SARESP 2009 - 4 SÉRIE (20)

PPT
DIA DO SARESP NA ESCOLA
pri_alquimim
 
PPTX
Slides ENCONTRO 16/04
pri_alquimim
 
PDF
SARESP 2022 LIVE.pdf
Alessandra Vaz de Souza Dias e Souza
 
PDF
Inglês - Recuperação Intensiva_1
Claudia Elisabete Silva
 
PDF
Inglês - Rec.Intensiva-1
Cláudia Elisabete Silva
 
PPT
Slides Encontro 09 04
pri_alquimim
 
PPT
Recuperação Paralela
pri_alquimim
 
PDF
Webconferência 08 04-2016 - focal
jorginas
 
PDF
Webconferência 08 04-2016 - focal
jorginas
 
PPTX
Português saresp
telasnorte1
 
PPTX
Slides 4° Encontro Pcs
pri_alquimim
 
PPS
Experiências bem sucedidas em gestão pedagógica
Mari_Saracchini
 
PDF
SARESP 2009 - Relatório Pedagógico LP
Alex Santos
 
PPTX
Abertura pnaic 2016 sao roque
educacao sao roque
 
PPSX
Planejamento durval 2014 2 dia
Wilson Barbieri
 
PDF
Manual de aplicação do saresp 2012
Claudia Ortolan Ortolan
 
PDF
Plano de Formação para coordenador pedagógico
RobertoRodrigues38438
 
PPT
O seminário como técnica de pesquisa - UFGD - 2010
Paulinha2011
 
PPS
OT Acessa Escola
guest60414f
 
PPS
'Material da OT Acessa Escola (convocação 44/2009) - Apresentação com as Orie...
nrtejacarei
 
DIA DO SARESP NA ESCOLA
pri_alquimim
 
Slides ENCONTRO 16/04
pri_alquimim
 
Inglês - Recuperação Intensiva_1
Claudia Elisabete Silva
 
Inglês - Rec.Intensiva-1
Cláudia Elisabete Silva
 
Slides Encontro 09 04
pri_alquimim
 
Recuperação Paralela
pri_alquimim
 
Webconferência 08 04-2016 - focal
jorginas
 
Webconferência 08 04-2016 - focal
jorginas
 
Português saresp
telasnorte1
 
Slides 4° Encontro Pcs
pri_alquimim
 
Experiências bem sucedidas em gestão pedagógica
Mari_Saracchini
 
SARESP 2009 - Relatório Pedagógico LP
Alex Santos
 
Abertura pnaic 2016 sao roque
educacao sao roque
 
Planejamento durval 2014 2 dia
Wilson Barbieri
 
Manual de aplicação do saresp 2012
Claudia Ortolan Ortolan
 
Plano de Formação para coordenador pedagógico
RobertoRodrigues38438
 
O seminário como técnica de pesquisa - UFGD - 2010
Paulinha2011
 
OT Acessa Escola
guest60414f
 
'Material da OT Acessa Escola (convocação 44/2009) - Apresentação com as Orie...
nrtejacarei
 
Anúncio

Mais de pri_alquimim (20)

PDF
O.T - DIA DO SARESP NA ESCOLA
pri_alquimim
 
PPTX
SARESP - CICLO I
pri_alquimim
 
PPTX
SARESP - CIC
pri_alquimim
 
PPTX
11º ENCONTRO - LER E ESCREVER
pri_alquimim
 
PPTX
7 encontro
pri_alquimim
 
PPT
Apresentação - Entrega de certificados
pri_alquimim
 
PPT
O.T MATEMÁTICA 22 04
pri_alquimim
 
PPT
5 encontro
pri_alquimim
 
PPTX
O.T MATEMATICA 15 04
pri_alquimim
 
PPT
ORIENT TÉCNICA 08 04
pri_alquimim
 
PPT
Orientacao Tecnica Ciclo I 18/03/10
pri_alquimim
 
PPT
O.T 04 03 10
pri_alquimim
 
PPT
Diretoria De Ensino – Regiao De Caieiras – Saresp[1]
pri_alquimim
 
PPTX
SARESP 2009
pri_alquimim
 
PPT
Tematização da Prática
pri_alquimim
 
PPT
DIA DO SARESP NA ESCOLA
pri_alquimim
 
PPT
AÇÕES DOS GESTORES - LEITURA
pri_alquimim
 
PPT
OT MATEMÁTICA 04/06
pri_alquimim
 
PPT
2º ENCONTRO - PIC
pri_alquimim
 
PPTX
OT MATEMÁTICA 07- 05
pri_alquimim
 
O.T - DIA DO SARESP NA ESCOLA
pri_alquimim
 
SARESP - CICLO I
pri_alquimim
 
SARESP - CIC
pri_alquimim
 
11º ENCONTRO - LER E ESCREVER
pri_alquimim
 
7 encontro
pri_alquimim
 
Apresentação - Entrega de certificados
pri_alquimim
 
O.T MATEMÁTICA 22 04
pri_alquimim
 
5 encontro
pri_alquimim
 
O.T MATEMATICA 15 04
pri_alquimim
 
ORIENT TÉCNICA 08 04
pri_alquimim
 
Orientacao Tecnica Ciclo I 18/03/10
pri_alquimim
 
O.T 04 03 10
pri_alquimim
 
Diretoria De Ensino – Regiao De Caieiras – Saresp[1]
pri_alquimim
 
SARESP 2009
pri_alquimim
 
Tematização da Prática
pri_alquimim
 
DIA DO SARESP NA ESCOLA
pri_alquimim
 
AÇÕES DOS GESTORES - LEITURA
pri_alquimim
 
OT MATEMÁTICA 04/06
pri_alquimim
 
2º ENCONTRO - PIC
pri_alquimim
 
OT MATEMÁTICA 07- 05
pri_alquimim
 

Último (7)

PPTX
Desenvolvimento-de-Produtos-Inovadores.pptx
ssuser1d7565
 
PPTX
Computacao-e-Tecnologias-Digitais-Por-Que-Aprender.pptx
RobertaOliveiradaFon1
 
PDF
Explorando o Futuro do Corpo: Implantes Neurais e o Biohacking dos Sentidos
cooperliora
 
PPTX
Gestão de Mudanças - O que é e como é implementada
Gateware Group
 
PPTX
Gestão de Mudanças - Os maiores desafios da Gestão de Mudanças e Gestão de Pr...
Gateware Group
 
PDF
Certificado em Redes Neurais Artificiais em Python
CaioSilva506151
 
PPTX
Gestão de Mudanças - Fases do processo de mudança organizacional
Gateware Group
 
Desenvolvimento-de-Produtos-Inovadores.pptx
ssuser1d7565
 
Computacao-e-Tecnologias-Digitais-Por-Que-Aprender.pptx
RobertaOliveiradaFon1
 
Explorando o Futuro do Corpo: Implantes Neurais e o Biohacking dos Sentidos
cooperliora
 
Gestão de Mudanças - O que é e como é implementada
Gateware Group
 
Gestão de Mudanças - Os maiores desafios da Gestão de Mudanças e Gestão de Pr...
Gateware Group
 
Certificado em Redes Neurais Artificiais em Python
CaioSilva506151
 
Gestão de Mudanças - Fases do processo de mudança organizacional
Gateware Group
 

SARESP 2009 - 4 SÉRIE

  • 1. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE PAUTA MANHÃ LEITURA FEITA PELA FORMADORA ORIENTAÇÃO DE APLICAÇÃO DO SARESP 4ª SÉRIE ORGANIZAÇÃO, POR PROXIMIDADE DE ESCOLA, DA ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES APLICADORES SOCIALIZAÇÃO TARDE GÊNERO DA REDAÇÃO ANÁLISE DAS REDAÇÕES SOCIALIZAÇÃO DEFINIÇÃO/ESCLARECIMENTO DOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
  • 2. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE ANTES DO DIA DA APLICAÇÃO O PROFESSOR APLICADOR DEVERÁ TER FEITO SUA INSCRIÇÃO NO S.I.A. (SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO); VERIFICAR NO E-MAIL PESSOAL AS DATAS, A ESCOLA E O HORÁRIO DE APLICAÇÃO DAS PROVAS; PARTICIPAR DO PROCESSO DE TREINAMENTO PARA EXERCER AS ATIVIDADES DE PROFESSOR APLICADOR; ESTUDAR CUIDADOSAMENTE OS PROCEDIMENTOS PARA APLICAÇÃO DAS PROVAS CONTIDOS NESTE MANUAL; ASSISTIR AO VÍDEO INSTRUCIONAL SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO DAS PROVAS.
  • 3. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE NO DIA DA APLICAÇÃO ESTAR DE POSSE DO MANUAL DO APLICADOR; COMPARECER À ESCOLA ONDE REALIZARÁ A APLICAÇÃO COM 1 (UMA) HORA DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DAS AULAS PARA: MOSTRAR A CARTA DE APRESENTAÇÃO AO DIRETOR DA ESCOLA; ASSINAR O TERMO DE COMPROMISSO – UM PARA CADA DIA DA APLICAÇÃO; RECEBER DO DIRETOR O MATERIAL DESTINADO À APLICAÇÃO
  • 4. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE MATERIAIS QUE O PROFESSOR RECEBERÁ DO DIRETOR DA ESCOLA NO DIA DA APLICAÇÃO (VER PG 8 DO MANUAL)
  • 5. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE MATERIAL PARA APLICAÇÃO: 1º DIA DE APLICAÇÃO – 10/11/2009 CADERNO DE PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CADERNO DE REDAÇÃO LISTA DE PRESENÇA DOS ALUNOS (ANEXO II) FORMULÁRIO DE CONTROLE DE APLICAÇÃO (ANEXO III)
  • 6. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE 2º DIA DE APLICAÇÃO – 11/11/2009 CADERNO DE PROVA DE MATEMÁTICA CADERNO DE PROVA DE MATEMÁTICA COM QUESTÕES ABERTAS (ESSES CADERNOS SERÃO ENVIADOS APENAS PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS COM TURMAS SORTEADAS PARA A COMPOSIÇÃO DA AMOSTRA) LISTA DE PRESENÇA DOS ALUNOS FORMULÁRIO DE CONTROLE DE APLICAÇÃO
  • 7. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE HAVERÁ DUAS PROVAS RESERVAS SEM PRÉ-IDENTIFICAÇÃO. ELAS PODERÃO SER UTILIZADAS QUANDO O NÚMERO DE ALUNOS EXCEDER O QUANTITATIVO PREVISTO.
  • 8. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE IMPORTANTE EM HIPÓTESE ALGUMA PODERÃO SER UTILIZADAS PROVAS PRÉ-IDENTIFICADAS DE ALUNOS QUE FALTARAM NO DIA DA APLICAÇÃO
  • 9. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE I NO CADERNO DE PROVA ESTARÁ GRAMPEADA A FOLHA DE RESPOSTAS QUE CONTÉM DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: ALUNO, TURMA, TURNO, ESCOLA, MUNICÍPIO, DE, REDE DE ENSINO, O SEQUENCIAL DE IDENTIFICAÇÃO DO CADERNO E OS CAMPOS PARA MARCAÇÃO DAS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES DA PROVA. IMPORTANTE
  • 10. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE INICIANDO A APLICAÇÃO DAS PROVAS... CUMPRIMENTAR OS ALUNOS, APRESENTAR-SE E EXPLICAR A ELES QUE FARÃO UMA PROVA (MENCIONAR A DISCIPLINA) QUE IRÁ CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA. (VER PG 11 E 12 DO MANUAL DO APLICADOR)
  • 11. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE APLICAÇÃO DAS PROVAS DAR INÍCIO À ATIVIDADE ENTREGA DA PROVA: ENTREGAR AS FOLHAS DE RESPOSTAS JUNTAMENTE COM OS CADERNOS DE PROVA CHAMANDO OS ALUNOS PELO NOME DE ACORDO COM A LISTA DE PRESENÇA; CASO HAJA ALGUM ALUNO NA SALA, CUJO NOME NÃO SE ENCONTRA NA LISTA DE PRESENÇA, UTILIZE A FOLHA DE RESPOSTA JUNTAMENTE COM O CADERNO DE PROVA RESERVA.
  • 12. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE ATENÇÃO PARA CADA TURMA HAVERÁ 2 (DUAS) FOLHAS DE RESPOSTAS JUNTAMENTE COM OS CADERNOS DE PROVA RESERVA. O CAMPO DESTINADO AO PREENCHIMENTO DO NOME DO ALUNO NA FOLHA DE RESPOSTA RESERVA ESTARÁ EM BRANCO.
  • 13. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE PEÇA AOS ALUNOS PARA COLOCAREM OS NOMES NOS CADERNOS DE PROVA E NA PROVA DE REDAÇÃO IMPORTANTE
  • 14. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE MODELO NOME DO ALUNO _____________________________________ NOME DA ESCOLA _____________________________________ TURMA _____________________________________
  • 15. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE CONTROLE DO TEMPO PARA A EXECUÇÃO DAS PROVAS (VER PG 14 DO MANUAL DO APLICADOR)
  • 16. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS EXPLICAR AOS ALUNOS QUE AS RESPOSTAS DEVEM SER TRANSCRITAS PARA A FOLHA DE RESPOSTAS; TREINAR COM OS ALUNOS COMO MARCAR AS RESPOSTAS NA FOLHA DE RESPOSTAS. PARA TAL, PEÇA AOS ALUNOS QUE RESOLVAM AS QUESTÕES DOS EXEMPLOS 1 E 2 QUE SE ENCONTRAM NO VERSO DA FOLHA E, EM SEGUIDA, ORIENTE-OS NA MARCAÇÃO DOS CAMPOS ESPECÍFICOS .
  • 17. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE O PROFESSOR DEVERÁ: CIRCULAR ENTRE AS CARTEIRAS PARA VERIFICAR SE OS ALUNOS PREENCHERAM O CAMPO CORRETAMENTE. CASO ALGUM ALUNO TENHA ENCONTRADO DIFICULDADE NA TRANSIÇÃO DAS RESPOSTAS, O PROFESSOR DEVERÁ EXPLICAR NOVAMENTE.
  • 18. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE DURANTE A APLICAÇÃO: QUANDO O ALUNO SE AUSENTAR DA SALA DA PROVA: COMO PROCEDER NESTE CASO:
  • 19. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE CONCLUINDO A APLICAÇÃO (VER PG 18 DO MANUAL DO APLICADOR)
  • 20. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE VÍDEO INSTRUCIONAL SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO
  • 21. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE MOMENTO DO CAFÉ...
  • 22. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE ATIVIDADE EM GRUPO... POR PROXIMIDADE DE ESCOLAS, ORGANIZAR UMA REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES APLICADORES.
  • 23. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE SOCIALIZAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES ...
  • 24. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE HORA DO ALMOÇO...
  • 25. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE TARDE RELATO
  • 26. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE TEMA DA REDAÇÃO: RELATO No agrupamento Relatar estão os gêneros relacionados com a memória e a experiências de vida, como memórias literárias, diários íntimos, diários de bordo, depoimentos, reportagens, relatos históricos, biografias e outros semelhantes. Nas situações de produção desses gêneros está a necessidade de contar alguma coisa que realmente ocorreu, o que torna os relatos diferentes das narrativas, que são ficcionais. SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. & colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola . Trad. e org. de Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
  • 27. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE Segundo Kátia Lomba Bräkling, os gêneros do discurso são um elemento fundamental no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem.
  • 28. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE Ainda segundo a autora, [.....] saber selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer suas características , para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Quanto mais se sabe sobre esse gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz.
  • 29. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE COMPREENDENDO ... O contexto de produção não é mero recurso auxiliar de recuperação de sentido, mas determinante do texto .
  • 30. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE Considerar a superestrutura é insuficiente para caracterizar um gênero. Os conteúdos dizíveis por um texto o identificam como pertencentes a um determinado gênero. KATIA LOMBA BRAKLING – 2.008
  • 31. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE ANÁLISE DE RELATOS... EM GRUPOS ANALISAR OS RELATOS; SOCIALIZAÇÃO SEGUINDO O CRITÉRIO DE CORREÇÃO DO SARESP / 2009
  • 32. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE
  • 33. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE
  • 34. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE
  • 35. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE
  • 36. DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE CAIEIRAS – CICLO I / SARESP 2009 – 4ª SÉRIE